Geral

Teotonio Vilela é homenageado em Prêmio de Qualidade Empresarial

29/11/2014
Teotonio Vilela é homenageado em Prêmio de Qualidade Empresarial

Governador ao receber o prêmio: “Entrego o governo em 30 dias e um Estado muito melhor do que o que nós recebemos” (Foto: Neno Canuto)

Governador ao receber o prêmio: “Entrego o governo em 30 dias e um Estado muito melhor do que o que nós recebemos” (Foto: Neno Canuto)

  O governador Teotonio Vilela Filho foi homenageado nesta quinta-feira, 27,  durante a entrega do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE – Brasil) – edição Alagoas – e do Prêmio Estadual da Qualidade (PEQ), realizado pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) e  Sebrae/AL. O evento ocorreu na casa de eventos Musique. Os organizadores do MAC agradeceram “pelos investimentos do Governo do Estado de Alagoas no fomento e no incentivo ao desenvolvimento de micro e pequenas empresas”.
Teotonio Vilela, em seu pronunciamento, reconheceu o esforço feito pelos empresários alagoanos.  “Assumi o governo em 2007. De lá para cá, o crescimento médio do PIB em Alagoas foi de 5%. O do Brasil, neste mesmo período foi 3.9%. Alagoas cresceu acima da média do Nordeste e acima da média do Brasil. Vocês empresários também fizeram isso, enquanto nós procuramos fazer a nossa parte. Em um estado que ficou 30 anos sem receber uma empresa de grande porte, uma situação que trouxe consequências brutais na qualidade de vida, no IDH e no desenvolvimento econômico desse estado”, explicou.
Teotonio Vilela agradeceu em nome dos alagoanos pelos investimentos no Estado.  “Quero, em nome dos alagoanos, que represento com muito orgulho, parabenizar aos empresários, a todos, que geram emprego e renda, pagam impostos e ajudam a desenvolver esse estado que supera, a cada dia, os muitos obstáculos que tem pela frente. E nós procuramos em nosso governo incentivar, estimular, promover e articular as ações para que o empresariado e o desenvolvimento de Alagoas avançassem.”
Teotonio também agradeceu aos empresários  e às instituições estaduais que foram premiadas pelo MAC. “Parabenizo os que estão aqui recebendo o prêmio de qualidade pela força e pela motivação. E cumprimentar, especialmente, os membros do governo que foram distinguidos com a premiação:  Seplande, Casal,  Fapeal e Itec. Quero agradecer e parabenizá-los porque muito nos orgulham e engrandecem a todos os alagoanos. É fundamental registrar que qualidade de gestão do serviço público alagoano era uma coisa impensável há pouco tempo”, afirmou.

   Parcerias

O presidente do Sebrae/AL, Marcos Vieira, cumprimentou o governador pela parceria mantida com o Estado ao longo dos seus oito anos de gestão. “Essa união de forças, senhor governador,  possibilitou-nos uma governança referenciada em todo o país e ajudou-nos a tornar o pequeno Sebrae de Alagoas em um dos cinco mais eficientes e eficazes do sistema Sebrae em todo o país”, afirmou.
O governador comemorou a parceria com instituições como o Sebrae, que resultaram na regulamentação de cem mil microempresas, em sua gestão. “Nós temos estimulado as micros e pequenas empresas, que são quem mais geram empregos, capacitando, criando políticas públicas para desenvolver, facilitando as compras governamentais”, explicou. Além disso, Teotonio ressaltou que o governo também trabalhou no melhoramento da legislação para criar um ambiente mais propício para a formalização. “Colocamos as micro na Lei Geral, aumentamos o sublimite para R$ 1.800 e criamos condições através de Agência Estadual de Fomento e Desenvolvimento – a Desenvolve – para financiar, preparar, criar as condições e agora estamos chegando às  cem mil microempresas, com imenso orgulho e satisfação”.
O chefe do Executivo alagoano destacou ainda crescimento do número de empreendimentos de médio e grande porte no Estado, como consequência da mudança na governança. “Inaugurei a fábrica de número 103, entre as de médio e grande porte. O Estado readquiriu a credibilidade, a confiança, e fazer política com escrúpulos é difícil, fazer política com ética, com transparência é difícil, como criamos o Portal da Transparência. Com respeito aos municípios, é o chamado caminho estreito, mas é o caminho correto; é o caminho que nós procuramos fazer”, afirmou.
Para o governador, Alagoas está no caminho certo. “Entrego o governo em 30 dias e um estado ainda cheio de dificuldades, com muitos desafios a enfrentar, mas um estado muito melhor do que o que nós recebemos. Estamos cumprindo o nosso papel e eu quero aqui agradecer a todos que participam do nosso governo”, disse, ao receber o prêmio entregue pelo presidente do Conselho do Movimento Alagoas Competitiva (MAC), Manuel Marques.

    O Prêmio

O Movimento Alagoas Competitiva entrega troféus de reconhecimento aos empresários que trabalharam pela excelência na gestão dos seus negócios e se destacaram pelo bom desempenho, inovação e sustentabilidade das suas ações. As micro e pequenas empresas que melhor se adequaram ao modelo de excelência de gestão serão premiadas como referenciais nas categorias agronegócio, comércio, indústria, serviços de educação, serviços de saúde, serviços de tecnologia da informação, serviços de turismo e a de serviços, que abrange todas as empresas que não se enquadram nas categorias supracitadas. Já as empresas que concorrem ao Prêmio Estadual da Qualidade, mais conhecido como PEQ, foram enquadradas de acordo com sua maturidade de gestão e nos níveis: compromisso com a excelência e rumo a excelência, este com as categorias bronze, prata e ouro.