Geral

Escola de Governo forma primeira turma de Aperfeiçoamento de Oficiais

18/11/2014
Escola de Governo forma primeira turma de Aperfeiçoamento de Oficiais

Turma, denominada Capitão Cícero Santos de Araújo, foi composta por capitães de diversos setores do CBM (Ascom Segesp)

Turma, denominada Capitão Cícero Santos de Araújo, foi composta por capitães de diversos setores do CBM (Ascom Segesp)

  Os 39 oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), que fizeram o primeiro Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), participaram, na manhã desta terça-feira (18), da solenidade de formatura, que aconteceu no Fórum da Justiça Federal, no bairro da Serraria. O curso, realizado pela Escola de Governo de Alagoas (Egal), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, foi o primeiro realizado no Estado.
A parceria entre a Escola de Governo e o Corpo de Bombeiros foi iniciada há nove meses, a partir da idealização do curso até sua finalização, no dia 31 de outubro. A turma, denominada Capitão Cícero Santos de Araújo, foi composta por capitães de diversos setores do CBM/AL, como saúde, administração, combatentes, músicos, além de dois capitães do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe.
“A Escola de Governo está muito orgulhosa pela realização do curso. Demos o que tínhamos de melhor para qualificar e levar conhecimento técnico àqueles que nos buscaram. Esta foi a primeira turma, nossa primeira vez realizando um curso de aperfeiçoamento, e vamos continuar caminhando para melhorias, porque acreditamos que é através da qualidade na gestão que atenderemos melhor a população”, destacou a superintendente da Egal, Síria Libânia.
O comandante geral do Corpo de Bombeiros, cel. Gláucio Alcântara, agradeceu o investimento de todos que estiveram envolvidos na realização do CAO. “No início do processo, sonhamos com algo e agora na finalização do curso, vimos que Escola de Governo foi além daquilo que esperávamos. A corporação ganhou muito com a concretização do curso e acreditamos nas melhorias dos serviços realizados pelo Corpo de Bombeiros a partir do conhecimento adquirido pelos capitães”, afirmou.
O CAO foi dividido em dois cursos interinos: Gestão Estratégica e Planejamento em Segurança Pública e Gestão Administrativa em Segurança Pública. Foram 18 disciplinas ministradas nas áreas de Saúde, Gestão Administrativa, Marketing, Planejamento e Orçamento Fiscal, Bombeiro Militar e Gestão de Pessoas, Qualidade, Liderança e Empreendedorismo. Foram 600 horas/aula totais na realização do CAO, que habilita os capitães a passar para a próxima patente, podendo chegar até o posto de tenente-coronel.
“Foi um longo caminho percorrido por todos nós com extrema dedicação. Em parceria com a Escola de Governo, construímos o nosso sonho. Tivemos instrutores qualificados e especializados em sala de aula. Agradeço ao Corpo de Bombeiros de Alagoas e a Secretaria de Gestão Pública pela concretização do curso e a oportunidade de realizar nosso sonho”, salientou a capitã Simone Tenório, oradora da turma.
Entre os presentes à solenidade estiveram a superintendente da Escola de Governo, Síria Libânia; o comandante geral do CBM/AL, coronel Gláucio Alcântara; o comandante geral do CBM de Sergipe, coronel Reginaldo Dória Freitas; oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, professores convidados, familiares e os formandos.