Geral

Judô e luta olímpica de Alagoas são destaques nos Jogos Escolares da Juventude

13/11/2014
Judô e luta olímpica de Alagoas são destaques nos Jogos Escolares da Juventude

Rayane e João Pedro ficaram em 4º lugar na luta olímpica (Foto: Ascom SEE)

Rayane e João Pedro ficaram em 4º lugar na luta olímpica (Foto: Ascom SEE)

Alagoas conseguiu resultados satisfatórios no judô e luta olímpica dos Jogos Escolares da Juventude, realizados esta semana na cidade de João Pessoa (PB). Os alunos da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, Rayane Silva e João Pedro dos Santos, garantiram o 4º lugar na categoria meio-pesado da luta olímpica. Já o judoca e aluno da Escola Estadual Teonilo Gama, Renglis Xavier, 15 anos, disputou medalha com Willian Souza, do Distrito Federal, e alcançou o 5º lugar.
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento é a etapa nacional dos Jogos Escolares. De Alagoas, 47 atletas participaram das competições individuais, encerradas na última segunda-feira (10).
Para o atleta Renglis Xavier o sonho de disputar um campeonato mundial não acabou. Desde os seis anos de idade ele pratica judô e, hoje, aos 15 anos já tem muita história para contar. O atleta ganhou a prata nos Jogos Escolares da Juventude do ano passado, na cidade de Natal. Conquistou a medalha de ouro nos Jogos Escolares da etapa regional em 2010, na categoria infanto-juvenil e em 2014, na categoria juvenil. Também foi campeão dos Jogos Escolares de Alagoas (Jeal) em 2013 e 2014, na categoria infanto-juvenil.
O atleta disse que vai intensificar os treinos para conquistar a medalha no próximo ano. “Não vou desistir, vou treinar mais e me preparar. Ano que vem estarei novamente nos Jogos da Juventude, pois quero ser campeão olímpico, vou focar nisso”, disse Renglis. O professor que acompanhou o atleta nos treinos, Ricardo Sergio dos Santos, ressaltou a dedicação e esforço do aluno. “Ele é muito disciplinado e não falta o treino de jeito nenhum, tem muito potencial, além de ser uma pessoa que tem humildade e é querido por todos”, disse.

    Luta olímpica

A alagoan Rayane lutou pelo bronze com a atleta Larissa Silva, do Rio Grande do Norte, mas perdeu a disputa. Rayane venceu lutas contra atletas do Pará, Paraíba e Mato Grosso. A carioca Fabiana Alcântara levou a medalha de ouro e a atleta Evelyn Santos, de São Paulo, ficou com a prata. O aluno-atleta João Pedro dos Santos, de Alagoa, chegou na semifinal na disputa pelo bronze com o atleta do Rio de Janeiro e alcançou o quarto lugar após ter derrotado atletas do Rio Grande do Norte e Pernambuco.
A pioneira Rayane Silva considerou maravilhosa a experiência de disputar na etapa nacional e já alcançar o quarto lugar. Apesar de ter entrado por acaso na luta, já faz planos para se tornar campeã mundial nessa modalidade. “Fui me inscrever no Jeal para disputar no atletismo, mas como não tinham vagas, entrei para disputar luta olímpica”, explicou Rayane, que está empolgada com o esporte e afirma que vai treinar com mais dedicação.
“Fiquei triste por não ter levado a medalha, mas isso demonstra que preciso de mais treino. Vou me dedicar bastante para 2015”, admitiu a atleta. O professor da atleta, Roberto Amorim, ressaltou que muitos atletas pensam em desistir na primeira derrota. “Mas nós, técnicos, temos essa função de mostrar que a derrota faz parte e de trazer o atleta de volta. É normal que eles se sintam assim porque a expectativa é muito grande”, disse. “A Rayane tem talento, ela vai treinar mais e vai conseguir”, afirmou o professor.
O atleta João Pedro também ressaltou que vai treinar mais para disputar o ouro no próximo ano. “Foram lutas difíceis, mas estou confiante que, com mais treino, vou chegar mais longe no ano que vem. Quero também poder participar de mais competições porque isso é importante para o meu aperfeiçoamento na luta”, destacou João Pedro.