Geral

Palestra sobre Delmiro Gouveia reúne grande público na I Bienal do Livro de Paulo Afonso

08/11/2014
Palestra sobre Delmiro Gouveia reúne grande público na I Bienal do Livro de Paulo Afonso

IMG_43O auditório do Memorial Chesf, na cidade de Paulo Afonso, Bahia, ficou lotado na tarde do dia 6 prestigiando a palestra sobre o empreendedor Delmiro Augusto da Cruz Gouveia proferida pelo Professor Edvaldo Nascimento. A apresentação fez parte da I Bienal do Livro, promovida pelo Jornal Folha Sertaneja.
O evento, realizado de 5 a 7 de novembro, reuniu escritores de diversas cidades sertanejas. Durante a sua palestra, Edvaldo falou sobre a história de empreendedorismo de Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, fundador da cidade de Delmiro, e a importância para o desenvolvimento educacional no sertão. O processo educacional foi tema do seu livro “Delmiro Gouveia e Educação na Pedra”, um dos lançamentos da Bienal.
O público, composto por estudantes e escritores, acompanhou atentamente as palavras do Professor Edvaldo, que contou toda a trajetória do empreendedor, desde a sua saída do Ceará, sua terra natal, e a sua grande contribuição para a região, a exemplo da construção da Usina de Angiquinho, bem como no processo educacional no sertão. “Durante a minha pesquisa logo me chamou a atenção o que quase todos mencionam como importante, que foi o processo de socialização de trabalhadores rurais para a vida urbana e fabril – denominado frequentemente por muitos como “processo civilizatório” – e ao qual eu chamo de educacional”, falou o professor.
Edvaldo ressaltou que o evento deu a oportunidade de conhecer outros escritores e entrar no universo da cultura nordestina. “Foi uma grande honra participar da I Bienal do Livro de Paulo Afonso, onde tive a oportunidade de reencontrar escritores, pesquisadores e apologistas da história e da cultura nordestina. Também proferi a palestra Delmiro Gouveia, o desenvolvimento e a educação no sertão nordestino. Obrigado aos organizadores pelo convite e parabéns pela iniciativa”, frisou.