Geral

Estudante de São Miguel dos Campos vence etapa estadual de Concurso

08/11/2014
Estudante de São Miguel dos Campos vence etapa estadual de Concurso

Taíse Lima abordou, em sua redação, problemas sociais, políticos e econômicos do país (Foto: Valdir Rocha)

Taíse Lima abordou, em sua redação, problemas sociais, políticos e econômicos do país (Foto: Valdir Rocha)

  Com o título “Viagem ao oceano do progresso”, a redação da aluna Taíse Lima, da Escola Estadual Ana Lins, de São Miguel dos Campos, foi a vencedora da etapa estadual do concurso Projeto Jovem Senador. A iniciativa do Senado Federal, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), tem o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio o conhecimento acerca do Poder Legislativo, estimulando o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado. Taíse viaja no próximo dia 17 à Brasília para representar Alagoas no evento e, ao lado de outros 26 estudantes, viverá um dia de parlamentar na Capital federal.
Voltado para estudantes do Ensino Médio com até 19 anos de idade, o projeto consiste na elaboração de uma redação com o tema “Se eu fosse senador” e os autores dos 27 melhores textos, cada um representando uma unidade da federação, vivenciarão o cotidiano de um Senador da República, apresentando e discutindo projetos de lei para o país.
Em Alagoas, na edição deste ano, os números impressionam pela participação: inscreveram-se 36.861 alunos de 154 escolas da rede estadual de ensino. Além disso, o certame contou ainda com o acompanhamento de 670 professores.
O destaque, no entanto, foi para a aluna do 3º ano do ensino médio da Escola Ana Lins, de São Miguel dos Campos, Taíse Lima dos Santos, com apenas 17 anos de idade, que em sua redação abordou os problemas sociais, políticos e econômicos do país, com base no tema proposto no concurso deste ano.

    Argumentação

Dentre os mais de 21 mil textos avaliadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), a redação de Taíse saiu vencedora pela sua argumentação coesa. No texto, a estudante tratou da corrupção presente no Brasil, a utilização do voto como instrumento para mudar a atual realidade brasileira, bem como da justiça social e a erradicação da pobreza. A aluna ainda discorreu sobre melhores condições de trabalho para a população.
A jovem, que tem o hábito de ler e adora escrever sobre temas variados, foi buscar nos livros e revistas, de circulação nacional, a inspiração para produzir sua redação e o resultado não poderia ser melhor: foi a grande vencedora da etapa estadual. “Apesar de ser um assunto de domínio público e amplamente divulgado pela imprensa, procurei me aprofundar lendo publicações impressas”, explica a aluna campeã.
Para a professora e orientadora Flora Márcia Santos, que acompanhará a jovem em Brasília, Taise é uma aluna que, apesar da timidez, é participativa, tem boas notas, um excelente comportamento em sala de aula e uma forte tendência para escrita. “Fiz poucas correções e sua redação apresentava uma organização no texto, sem fugir do tema proposto”, explica a orientadora.

 Foco na redação

Flora destaca ainda que o prêmio conquistado é um reconhecimento do talento e do esforço pessoal de Taíse. A professora afirma também que o seu prêmio servirá como incentivo para outros alunos da escola. “Após o anúncio, fiz questão de ler sua redação em todas as salas para os alunos”.
Charles Valença, diretor geral da Escola Estadual Ana Lins, reconhece que a conquista de Taíse é uma prova da potencialidade dos alunos da rede e se traduz num trabalho de valorização. “Estamos vivendo um momento especial com a vitória de nossa aluna e vamos continuar com o mesmo modelo pedagógico para o próximo ano letivo”, comemora.
Segundo o diretor, a escola já vem fazendo um trabalho direcionado com foco específico na produção de texto, visando a redação para os alunos que vão enfrentar o Enem. “Nossa expectativa é de que no próximo concurso do senado, o número de alunos participantes aumente ainda mais”, estima Charles.