Geral

Palestra em Maceió aborda educação inclusiva na alfabetização

07/11/2014
Palestra em Maceió aborda educação inclusiva na alfabetização

niciativa consolida ainda mais uma proposta de formação em educação inclusiva (Foto: Valdir Rocha)

niciativa consolida ainda mais uma proposta de formação em educação inclusiva (Foto: Valdir Rocha)

Trezentos professores da rede pública alagoana participam até esta sexta-feira (7), na Faculdade Pitágoras, de mais uma etapa de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Coordenado em Alagoas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o PNAIC tem como objetivo qualificar professores de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.
Uma das principais temáticas abordadas durante a formação foi a importância da educação inclusiva para a alfabetização de estudantes com deficiência. Na ocasião, a gerente de Educação Especial da SEE, Sílvia Campos, apresentou os principais decretos, normas, legislação e documentos orientadores da Educação Inclusiva no Brasil e falou de algumas ações realizadas pela secretaria neste âmbito.
De acordo com a gerente, a ideia é consolidar ainda mais uma proposta de formação em educação inclusiva. “O professor que trabalha com alfabetização e principalmente o que trabalha com os alunos com deficiência precisa ter um olhar diferenciado. A SEE já vem investindo na formação dos educadores que atuam nesta área, tanto que já fizemos capacitações com professores de sala de recursos e, na próxima semana, teremos um processo semelhante com os elos das coordenadorias”, destaca Sílvia.
Boa iniciativa – Os técnicos presentes na palestra aprovaram a iniciativa de abordar a temática da educação inclusiva no âmbito alfabetizador. Para a orientadora de estudos do PNAIC no município de Campestre, Sara Oliveira, o momento serviu para esclarecer muitas dúvidas sobre o assunto.
“Recebemos um material muito rico e esclarecedor sobre muitas questões que ainda não conhecíamos e na Gerência de Educação Especial encontramos o apoio necessário”, afirma.
A Coordenadora do PNAIC no município de Quebrangulo, Adeilda Pereira, pretende promover formações sobre educação inclusiva já no ano que vem. “Temos um grande número de estudantes com deficiência e, por isso, queremos fazer parcerias com o Estado e o Governo Federal para ampliarmos o processo de capacitação de nossos professores”, disse.
O Pacto – Todos os 102 municípios alagoanos fizeram adesão ao pacto desde 2012. Os orientadores formados repassarão o conteúdo aprendido para sete mil professores de Língua Portuguesa e Matemática das redes estadual e municipal de todo o estado. Em 2013, a primeira etapa da formação foi voltada exclusivamente para Língua Portuguesa, mas este ano, a capacitação aborda também a Matemática.