Geral

Professores alagoanos participam de Encontro Regional de Astronomia

07/11/2014
Professores alagoanos participam de Encontro Regional de Astronomia
encoregiastronomia

Abertura de encontro marcou a premiação de alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha (Foto: José Demétrio)

    Professores das redes pública e privada de Alagoas participam até este sábado (8) da 54ª edição do Encontro Regional de Ensino de Astronomia (EREA). Promovido por meio de parceria entre o Observatório Genival Leite Lima (Oagill), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Usina Ciência e Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), o EREA consiste na realização de palestras e oficinas que contribuirão para a formação continuada de professores alagoanos, mostrando como a Astronomia está interligada às demais disciplinas da Educação Básica.
A abertura do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) no Teatro Linda Mascarenhas, no Instituto Zumbi dos Palmares (IZP). Na ocasião, a secretária de Estado da Educação e do Esporte, Stella Albuquerque, deu as boas vindas aos professores e ressaltou a contribuição do evento para as práticas pedagógicas.
“Eventos como este contribuem muito para a Educação, pois perpetuam e complementam um conhecimento que começa na sala de aula. Tenho certeza que esses três dias de encontro serão muito proveitosos para vocês, auxiliando nas práticas pedagógicas nas suas escolas”, destacou a secretária, que na ocasião, também parabenizou a equipe organizadora do evento, liderada pelo professor Adriano Aubert, pelo empenho na realização do encontro.
Adriano Aubert também ressaltou o caráter pedagógico do evento. “Por se tratar de um encontro voltado especificamente para os professores, o EREA contará com uma vasta programação de oficinas e palestras que possibilitarão ampliar os horizontes acerca de práticas pedagógicas, mostrando como a Astronomia está interligada a disciplinas como Matemática, Geografia, Ciências e Biologia”, explicou Aubert. Ele destacou que Alagoas conta com o diferencial de possuir um observatório astronômico dentro de um espaço educacional – o Observatório Genival Leite Lima, no Cepa – que está aberto para receber professores e alunos de todas as redes.
A professora de Matemática Roseany Santos, da Escola Estadual Adalberto Marroquim, de Batalha, também elogiou a iniciativa: “Nunca tinha participado de um evento como este e me sinto privilegiada por estar aqui. Serei multiplicadora destes conhecimentos com meus colegas”.

 Premiação

Na ocasião, também foi prestada uma homenagem a 10 alunos da Escola Estadual Vitorino da Rocha, do Cepa, que obtiveram bom desempenho na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). São eles Isaac Ferreira da Silva, Maria Clara Santos Loureiro, Carla Beatriz da Silva Souza, Ester Soares Lemos, Ezequiel de Araujo Jovêncio, Vitória Gracielly Souza Vieira, Myrian Cristina dos Reis Santos, Benato do Nascimento, Carlos Daniel Monteiro Costa e Eduardo Vinicius Santana.
Isaac Ferreira, estudante do 5º ano, o melhor classificado, revela que ficou surpreso com o resultado. “Minhas matérias prediletas são Ensino Religioso, Português e História, não sou muito fã de Matemática, por isso, fiquei surpreso e feliz por ser o primeiro lugar na escola”, disse.
Já Maria Clara Santos, que obteve o 2º lugar na premiação, conta que a Matemática é a disciplina que mais gosta. “Gostei muito da prova e receber medalha me deixou muito contente, pois me dediquei bastante”, contou Maria Clara, que estava ao lado da mãe, Janaina dos Santos.
O coordenador da OBA, professor João Canalle, aponta os benefícios de se participar da olimpíada. “Além de ter um contato inicial com a Astronomia, o aluno, ao participar das provas da OBA, também tem seu conhecimento e capacidade de raciocínio avaliadas, visto que se trata de um teste que requer muita leitura e interpretação”, explana Canalle.
De acordo com o professor, o ano de 2014 registrou um aumento no número de participantes do evento, com 44 mil medalhas entregues. No ano passado, a premiação totalizou 32 mil medalhas.

Encontro nacional

Paralelamente ao EREA, Maceió receberá o Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), que trará estudantes, professores, pesquisadores e astrônomos de todo o Brasil para Alagoas, onde serão promovidas palestras, apresentações de pesquisas, exposições e sessões de observação que permitirão à população ter acesso ao conhecimento científico e participar de fóruns de discussão sobre astronomia. Todas as atividades do ENAST acontecem desta sexta-feira (7) até o domingo (9) Ufal, com cerimônia de abertura às 10h, no auditório da Reitoria da universidade.
Para mais informações sobre o ENAST e o EREA, confira a programação completa dos dois encontros nos blogs ereamaceio.blogspot.com.br e www.enast.org.br.