Geral

Quase 100% dos complementares licitados já implantaram monitoramento eletrônico

06/11/2014
Quase 100% dos complementares licitados já implantaram monitoramento eletrônico

  hgfghfhgf  Dos 1.200 veículos complementares licitados em Alagoas, 1.050 já estão dotados de monitoramento eletrônico por meio de rastreadores GPS, o que torna possível o acompanhamento, em tempo real, do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal).
Por meio do Sistema de Monitoramento de Transporte (SMT) é possível verificar pontos como itinerário dos permissionários, horário de partida e chegada e velocidade máxima permitida nas vias. Integrado ao sistema, uma plataforma permite ainda a expedição de multas em tempo real.
Além do monitoramento por GPS, os veículos licitados são dotados de um botão antipânico que, ao ser acionado, envia os dados do carro e a sua localização para a empresa de segurança responsável pelo rastreamento, a quem caberá o acionamento imediato da polícia.
Segundo Jariane Karina, responsável pelo SMT, nos últimos meses a frequência de infrações cometidas pelos transportadores tem diminuído, o que demonstra a eficiência do serviço. “O sistema contribui de forma indiscutível para a melhoria da fiscalização e do acompanhamento do transporte no Estado, auxiliando a Agência Reguladora a atingir seu principal objetivo: oferecer maior segurança e conforto aos transportadores e passageiros”, afirmou.
“Com esse controle a Arsal está criando um acervo de informações importante para o planejamento dos transportes intermunicipais de Alagoas”, acrescentou Waldo Wanderley, presidente da Arsal.
Os transportadores complementares licitados atendem, juntamente com 180 ônibus, cerca de 100 mil passageiros diariamente, em todas as regiões de Alagoas.