Cidades
Arapiraca: Grupo de coco do mestre Nelson Rosa vai rodar o Brasil em 2015

O coco de roda é um das nossas manifestações culturais mais genuínas, de conotações africanas e indígenas. E um dos grupos de Arapiraca vai fazer 120 apresentações pelo Brasil no ano que vem.
A investida será a partir de um convite a Nelson Rosa, um dos baluartes da nossa cultura, considerado mestre da Cultura Popular Tradicional pela Prefeitura de Arapiraca em 2013 e Patrimônio Vivo de Alagoas, título recebido em 2005 pela Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas (Secult).
Ele recebeu o aceno do Serviço Social do Comércio (Sesc) para as apresentações país adentro, contemplando o projeto Sonora Brasil. Talentoso poeta popular e embolador, Rosa leva uma vida simples e arraigada ao setor cultural na comunidade Vila Fernandes, desde que começou a comandar o grupo que tinha parentes como integrantes e hoje ultrapassou as cercas dos currais de fumo de Arapiraca e ganhou o país.
“Já estivemos no Sudeste divulgando o coco de roda. Será maravilhoso levar nossa cultura para os quatro cantos do Brasil. Isso precisa ser levado adiante e para quem ainda não tem familiaridade com essa manifestação”, diz o mestre Nelson Rosa, ressaltando que as performances começam apenas em junho de 2015.
Com mais de 17 edições, o Sonora Brasil é o evento de maior importância da música contemporânea do país, sendo uma das mais importantes ações de transmissão da cultura musical brasileira e o maior projeto brasileiro de circulação de espetáculos musicais. A ação escolhe bianualmente dois temas com quatro grupos por temática. Em 2013, os temas foram “Tambores e Batuques”.
Mais lidas
-
1CASO GABRIEL LINCOLN
Palmeira: Ministério Público ouve familiares e advogado de jovem morto em ação policial
-
2OPERAÇÃO PF
Polícia Federal investiga desvio de recursos públicos federais em Alagoas
-
3OBITUÁRIO
Adeus a Enaldo Marques: setor produtivo alagoano lamenta a perda do empresário e líder do CRB
-
4EDUCAÇÃO
Seduc realiza 6ºconvocação do PSS de profissionais de apoio da Educação Especial
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Tia exonera sobrinho, irmão do ex-prefeito imperador; ele está envolvido em denúncias de contratação irregular de trabalhadores