Geral

PMAL inaugura quinta edição do Curso de Ações Táticas Especiais

31/10/2014
PMAL inaugura quinta edição do Curso de Ações Táticas Especiais

O comandante do Bope, coronel Walter do Valle, enalteceu a necessidade constante de aperfeiçoamento.

O comandante do Bope, coronel Walter do Valle, enalteceu a necessidade constante de aperfeiçoamento.

  A aula inaugural da quinta turma do Curso de Ações Táticas Especiais (Cate) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL) foi realizada na manhã desta sexta-feira (31), durante a abertura da Primeira Conferência Regional de Ações Táticas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Ao todo, 47 alunos entre militares de Alagoas, Sergipe, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Amapá estão inscritos para participar do Cate.
Na ocasião, o comandante do Bope, coronel Walter do Valle, falou sobre as ações do batalhão, enaltecendo os aspectos pertinentes às operações da unidade e sobre a necessidade constante de aperfeiçoamento. “Precisamos evoluir profissionalmente, aprimorar as habilidades dos homens talentosos que temos na PM. No Bope temos excelentes explosivistas, snipers e gerenciadores de crises prontos para desenvolver ações que lhe sejam requisitadas”, destacou do Valle.
O coronel João Marinho destacou aos alunos que eles fazem parte do futuro da PM. “O Cate integra o currículo pedagógico da Academia e o curso é uma representação do despertar para um futuro cada vez mais promissor para a corporação”, afirmou.
O comandante-geral da PMAL, coronel Marcus Vinícius, destacou a valorização profissional como um dos pilares de sua gestão ressaltando a vida como bem superior. “Nosso maior objetivo é que nossos policiais sejam bem treinados e estejam aptos às situações adversas, pois o que mais desejamos é que eles preservem suas vidas acima de qualquer coisa. Desejo boa sorte aos alunos nessa jornada que iniciam”, frisou o Vinícius.
O curso do Cate inicia na próxima segunda-feira (3), com previsão de duração de 60 dias. As aulas serão praticadas em ambientes naturais para o desenvolvimento das técnicas que conferem o brevê aos que concluírem o curso.

   Seminário

A Primeira Conferência Regional de Ações Táticas do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) segue com palestras até o final desta tarde. Na parte da manhã foram abordados temas como tecnologias menos letais como alternativa tática e a organização de um teatro de operações em ocorrência com alta complexidade.
No período da tarde outras duas palestras encerram a conferência, e abordam os temas específicos voltados para as funções do atirador de precisão em um teatro de operações, proferida pelo tenente Simino da Polícia Militar do Paraná; e para o Grupo de Assalto Tático: uma necessidade cada vez mais presente na PM, que terá como palestrante o major Julival Santana da PM catarinense.
Também estiveram presentes no evento o subcomandante-geral, coronel Paulo Lima Júnior; o coordenador de Políticas de Defesa Social tenente-coronel Jairisson Correia, representando o secretário de Defesa Social, Diógenes Tenório; o major Julival Santana da PM de Santa de Catarina; o capitão Stank, comandante da Operação Jaraguá pela força Nacional; o policial rodoviário federal, Glauber Moura; e o coronel da Reserva Remunerada Francisco de Assis, o primeiro “cateano” da história da PMAL.