Política
Sartori vence e mantém tradição de “cemitério de governadores” do RS
Em uma disputa marcada por reviravoltas, o ex-prefeito de Caxias do Sul (a 150 km de Porto Alegre) José Ivo Sartori (PMDB), 66, foi eleito governador do Rio Grande do Sul, superando o atual mandatário Tarso Genro (PT). Com a vitória, o PMDB retoma o poder no Estado após oito anos, e os gaúchos mantêm a tradição de nunca reeleger seu governante.
A eleição do peemedebista, que aparecia com 7% das intenções de voto nas pesquisas no começo da campanha, era tratada como improvável, com Ana Amélia (PP) e o próprio Tarso como favoritos. Na reta final do primeiro turno, Sartori conseguiu uma arrancada surpreendente: somente a dois dias do pleito, alcançou 20% nas pesquisas e terminou a disputa no primeiro lugar, com 40,4% dos votos válidos contra 32,6% de Tarso e 21,8% de Ana Amélia.
No segundo turno, com apoio da maioria dos partidos derrotados no primeiro turno, entre eles o PP de Ana Amélia, o ex-prefeito de Caxias do Sul se manteve à frente de Tarso desde as primeiras pesquisas até o dia do pleito.
Mais lidas
-
1REVIRAVOLTA
CSE anuncia pelas redes sociais continuidade da Diretoria para o Biênio 2025/2026
-
2MAIS DE 3 MIL INSCRITOS
Secretária confirma que ninguém recebeu comprovante de inscrição no Programa Minha Casa Minha Vida em Palmeira dos Índios
-
3BRINCANDO COM O POVO
Inscrições do "Minha Casa, Minha Vida" em Palmeira deixam cidadãos sem comprovante: Denúncia levanta suspeitas sobre falta de transparência
-
4INSEGURANÇA
Estabelecimentos comerciais são alvos de arrombamentos durante a madrugada em Palmeira dos Índios
-
5Expectativas e Bastidores
CSE de Palmeira dos Índios se prepara para eleição da nova presidência no dia 7