Geral

Corpo de Bombeiros tem dia voltado à qualidade de vida dos servidores

21/10/2014
Corpo de Bombeiros tem dia voltado à qualidade de vida dos servidores
Atividades buscam mudar a forma de pensar dos integrantes da corporação (Foto: Ailton Cruz)

Atividades buscam mudar a forma de pensar dos integrantes da corporação (Foto: Ailton Cruz)

Para uma instituição que vive para salvar a vida das pessoas, cuidar da qualidade de vida de seus servidores é mesmo uma prioridade. Nesta terça-feira (21), militares do Corpo de Bombeiros deram uma parada na rotina diária e mergulharam de corpo inteiro em atividades físicas, de lazer e de saúde.
O evento, organizado pelo Centro de Assistência e pelo Programa de Acompanhamento para a Reserva (PAR), reuniu praças e oficiais da corporação com um único objetivo: incentivar a busca constante pela qualidade de vida.
Para a coordenadora do PAR, a primeiro tenente Maria Vanuza Santana, cuidar da qualidade de vida de servidores é uma das principais preocupações de grandes empresas públicas e privadas. “E aqui no Corpo de Bombeiros não poderia ser diferente”, comentou.
“O programa é voltado principalmente para os militares que estão próximos da aposentadoria. O servidor que vai para reserva precisa de uma atenção especial. Eles não podem parar, precisam cuidar da saúde, da qualidade de vida”, destacou a tenente.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Erisson Rogério Barros, tem 48 anos e se prepara para deixar a ativa. “Precisamos mudar a maneira de pensar e agir. Continuar ativo e essencial para ser ter uma boa qualidade de vida”, disse. Formado em Educação Física, coronel Erisson pretende dedicar o tempo livre a prática esportiva e as atividades ligadas à natureza.

Lazer e saúde

Enquanto um grupo participava de um ‘aulão’ de alongamento e ‘jump’ (atividade física que utiliza uma pequena cama elástica), outro aproveitava a oportunidade para medir a pressão arterial e colocar em dia as cadernetas de vacinação.
O evento também proporcionou atendimento de nutricionistas, fisioterapeutas e médicos. Uma equipe do Senac prestou serviços de beleza, como cortes de cabelo e massagem. Outra equipe do Sesc orientou os militares sobre a prevenção de DST/Aids e câncer de mama.
Este é o segundo ano de atuação do PAR no Corpo de Bombeiros. Já o dia de Qualidade de Vida, aberto para todos da corporação, acontece pela segunda vez. A Banda de Música da instituição fez a abertura do evento, que aconteceu no Clube de Subtenentes e Sargentos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (ASSMAL), no Trapiche da Barra.