Geral
Hugo Calderano consegue vitória histórica sobre a lenda do tênis de mesa

Aos 18 anos, Hugo Calderano segue fazendo história no tênis de mesa mundial. Neste domingo (19.10), o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude conquistou uma das mais importantes vitórias da carreira ao superar o alemão Timo Boll, nono colocado do ranking mundial, por 3 sets a 0 (11/8, 11/9 e 11/9). A partida aconteceu no confronto entre o Liebherr Ochsenhausen, clube do brasileiro, e o Borussia Dusseldorf, válido pela sexta rodada da Liga Alemã. O atleta recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.
Esta foi a segunda atuação de Calderano pelo Ochsenhausen – na semana passada, ele também havia vencido. Apesar do triunfo brasileiro, o Borussia Dusseldorf levou a melhor por 3 jogos a 2 e segue na liderança da competição, com 100% de aproveitamento.
“Soube ontem do treinador que eu provavelmente enfrentaria o Timo Boll. Então me preparei para levar a partida como um jogo normal. Quando cheguei à mesa, estava feliz só de poder enfrentar um jogador tão bom quanto ele”, afirmou Calderano, 65º colocado do ranking mundial.
“Eu estava um pouco nervoso no início, mas logo isso passou com as primeiras bolas. Estou muito feliz por ter vencido esse jogo, mas seria ainda melhor se tivéssemos vencido o confronto”, completou.
A atuação de Calderano impressionou Timo Boll. O alemão, que já chegou a liderar o ranking mundial, elogiou não só a técnica do brasileiro, mas também sua maturidade na mesa. “O Hugo jogou muito bem e mereceu ganhar. Eu nunca havia jogado contra ele e fiquei surpreso. Ele esteve muito bem, mesmo quando pressionado – o que não é comum em um jogador tão jovem. Tiro o chapéu para ele”, elogiou.
O técnico do Ochsenhausen, Dubravko Skoric, foi outro que se rendeu ao desempenho de Calderano. “O destaque de hoje, claro, foi o Hugo. Ele teve uma atuação fantástica contra o Boll. O confronto de hoje mostrou que nossa jovem equipe está no caminho certo”, afirmou.
Mais brilho brasileiro
Gustavo Tsuboi também teve um dia vitorioso na Liga Alemã. Atuando pelo Schwalbe Bergneustadt, o brasileiro, 39º melhor do mundo, conseguiu duas vitórias no confronto diante do Werder Bremen. Primeiro, bateu o romeno Adrian Crisan (28º colocado do ranking mundial) por 3 a 0, parciais de 11/7, 11/9 e 11/9. Depois, superou o alemão Bastian Steger (18º) por 3 a 1 (6/11, 16/14, 11/9 e 11/8).
As vitórias do brasileiro foram decisivas para o triunfo do Schwalbe Bergneustadt no confronto por 3 jogos a 2. A equipe de Tsuboi está em oitavo na Liga Alemã.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Mais lidas
-
1CIDADE EM COMOÇÃO
OAB de Palmeira cobra apuração rigorosa da morte de Lincoln Gabriel
-
2FLAGRANTE
Imagens mostram viatura da PM imprensando menor em meio fio; veja vídeo de câmeras de segurança
-
3CIDADE EM CHOQUE
Morte de Lincoln Gabriel: vídeos mostram possibilidade de execução do menor
-
4COVARDIA
"Meu filho levou um tiro pelas costas": pai de Lincoln Gabriel exige justiça e contesta versão da PM
-
5TRAGÉDIA
Polícia é acusada nas redes sociais de executar menor em Palmeira dos Índios durante perseguição