Geral

Ministro Aldo Rebelo participa da abertura do Seminário de Estudos Olímpicos na USP

16/10/2014
Ministro Aldo Rebelo participa da abertura do Seminário de Estudos Olímpicos na USP

   uspaldovale Começou nesta quarta-feira (15.10), no campus da Universidade de São Paulo (USP), o IV Seminário de Estudos Olímpicos, que este ano tem como tema central “Preservação da memória: a responsabilidade social dos Jogos Olímpicos”. O seminário faz parte das comemorações dos 80 anos da Escola de Educacao Física da USP.
Convidado para a mesa de abertura, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, elogiou a iniciativa e lembrou que o seminário ganha relevância pela proximidade dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.
“É fundamental que se faça um esforço para organizar e preservar a nossa história esportiva e a trajetória dos nossos atletas. Histórias como a do nosso primeiro medalhista de ouro, o atirador Guilherme Paraense,  vitorioso nos Jogos de 1920, na Antuérpia, ou a trajetória de Aída dos Santos, que foi a Tóquio em 1964. Ela não tinha nem sapatilhas adequadas e conquistou o quarto lugar no salto em altura”, disse o ministro.
Aldo Rebelo também lembrou os riscos de tensões a que o esporte está submetido hoje diante de todas as pressões dos mercados e da influência cada vez mais forte dos patrocínios.
A mesa oficial da abertura do seminário foi composta, além de Aldo Rebelo, pelo presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), general Fernando Azevedo e Silva. pela professora Katia Rubio, que preside o evento, pelo diretor da Escola de Educação Física da USP, Valmor Tricoli, e pela representante do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Christiane Paquelet.
Dirigido a estudantes, professores e pesquisadores, o seminário reúne até sexta-feira (17.10) especialistas brasileiros e internacionais, que participarão de mesas-redondas, palestras e debates.