Geral

Jovem miguelense representará Alagoas em conferência em Brasília

09/10/2014
Jovem miguelense representará Alagoas em conferência em Brasília

O representante do Estado de Alagoas é o adolescente miguelense Matheus Alencar (16), estudante do Ifal (Foto: Divulgação)

O representante do Estado de Alagoas é o adolescente miguelense Matheus Alencar (16), estudante do Ifal (Foto: Divulgação)

A primeira reunião da Comissão Organizadora da 10ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece nos próximos dias 11 e 12 (sábado e domingo) em Brasília. O evento tem por finalidade definir a metodologia e a forma de participação na conferência em todas as suas etapas, bem como selecionar um grupo representativo de adolescentes do G11, que conta com representantes regionais, o qual deverá participar efetivamente das reuniões da Comissão Organizadora Nacional. O representante do Estado de Alagoas, que está à frente do G27, é o adolescente miguelense Matheus Alencar (16), estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
O G27 é um grupo formado por 27 adolescentes que representam cada estado brasileiro e que participam ativamente da comissão organizadora da Conferência Nacional. O grupo é resultado de uma convocação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aos Conselhos Estaduais para a seleção de crianças e adolescentes que tenham histórico de protagonismo no Estado. No G27 está inserido o G11, composto por representantes regionais. Tanto o primeiro quanto o segundo são conhecidos pela voz ativa juvenil e pelo seu protagonismo e participam de encontros específicos com o Governo Federal.
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) convocou a 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente a fim de abordar o tema Política e Plano Decenal – fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que está previsto para ocorrer em agosto do ano que vem, integra uma série de conferências que acontecerão a partir de 2015, incluindo as regionais, lúdica, estadual e nacional. Entretanto, há Conferências Livres que devem ser realizadas até dezembro deste ano nas escolas da rede pública.
Nesta quinta-feira (9), Matheus Alencar será recebido pela secretária de Estado da Mulher, Nadja Lessa, na sede da Semcdh, antes de embarcar para Brasília, na sexta-feira (10). O adolescente será responsável, também, pelo acompanhamento da articulação e da organização de todas as etapas das conferências, tanto nacional quanto estadual.
A reunião, que ocorrerá neste fim de semana na capital federal, contará com a participação dos adolescentes representantes dos grupos de cada estado e região e de conselheiros nacionais dos direitos da criança e do adolescente.