Geral

Secretaria da Ciência e Tecnologia faz parceria para coleta seletiva de lixo

07/10/2014
Secretaria da Ciência e Tecnologia faz parceria para coleta seletiva de lixo

Iniciativa é uma oportunidade de os colaboradores exercerem a cidadania e contribuir com o meio ambiente Foto: Ascom Secti

Iniciativa é uma oportunidade de os colaboradores exercerem a cidadania e contribuir com o meio ambiente Foto: Ascom Secti

   O Comitê de Sustentabilidade da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti) firmou, nesta segunda-feira (6), uma parceria com a Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila) com o objetivo de realizar a coleta seletiva de lixo. A iniciativa se deu em uma palestra de sensibilização para os colaboradores.
A partir desta terça-feira (7) todos os funcionários não só farão a separação do lixo gerado na Secretaria como também poderão trazer de casa material reciclável e depositar nos coletores seletivos implantados  na Secti.
A Coopvila existe há seis anos é formada por ex-catadores do lixão de Maceió, composta por 27 mulheres e cinco homens que retiram como única renda familiar o resultado das vendas do lixo reciclável.  Conta com o Projeto Reciclar e Educar, patrocinado pela Petrobras, o qual  contribui com a capacitação e formação das catadoras para que tenham condições de administrar a Cooperativa a partir de 2015 de forma sustentável.
A presidenta da Coopvila, Eliene da Silva, esteve na Secti, é também ex-catadora do lixão de Maceió e um dos  exemplos do potencial de trabalho da cooperativa e das possibilidades de mudança de vida. Desde que saiu do lixão e assumiu a Coopvila, Eliene conseguiu retomar os estudos e vai se formar neste final de ano no ensino fundamental. “Agora temos dignidade para enfrentar os desafios e o primeiro deles foi voltar a estudar”, disse.
Durante a apresentação dos trabalhos da Coopvila na Secti,  representantes da Cooperativa ressaltaram que o Governo do Estado é um dos maiores parceiros. Por meio de doação de área, o Poder Executivo contribuiu para que a entidade tenha sede própria e espaço adequado para ampliar a produção.
O trabalho do Comitê de Sustentabilidade faz parte do Programa de Melhoria Contínua da Secti. Para Elaine Arcanjo, coordenadora do setor administrativo, que participa do Comitê, essa é uma oportunidade que os colaboradores têm de exercer a cidadania,  contribuir com o meio ambiente mas, acima de tudo, agir com humanidade, colaborando para melhorar o trabalho de centenas de famílias que dependem da Coopvila.