Geral

Alagoas discute criação de comitê para população em situação de rua

02/10/2014
Alagoas discute criação de comitê para população em situação de rua

Reunião na Semcdh discutiu a proposta para criação do comitê (Foto: Ascom Semcdh)

Reunião na Semcdh discutiu a proposta para criação do comitê (Foto: Ascom Semcdh)

  A secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (02) com integrantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Cimpop), presidido pela advogada Paula Simony, que é integrante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem.
Durante o encontro foi apresentada e discutida a proposta de criação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Estadual para a População em Situação de Rua, como forma de fortalecer a política e a busca por alternativas para a população que vive nessas condições em todo o Estado, fortalecendo a luta e o desempenho do comitê municipal.
A secretaria Nadja Lessa, que esteve acompanhada da secretária adjunta da Mulher, Fátima Pinto, apoiou de imediato a criação do Comitê e disse que a iniciativa poderá ser integrada ao Plano Juventude. “A maioria dessas pessoas de rua tem problema com droga, estão fora da sala de aula, são meninos e meninas que vivem em situação de violência. Pretendemos deixar tudo encaminhado com propostas prontas para que esse comitê seja criado. Além disso, vamos incentivar os municípios criem também seus comitês de pessoa em situação de rua”, assinalou.
A secretária também destacou a necessidade de mobilização para a criação desse comitê em nível estadual para o resgate de pessoas em situação de rua porque muitas delas tem sua profissão na estão nas drogas ou são imigrantes do interior ou de outros Estados. “Vamos fazer com  que esse comitê seja criado em todos os municípios do Estado”, frisou.
O encontro contou com a presença da secretária adjunta da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Cidadania (Semsc), Mônica Suruagy.