Geral

Renomadas companhias de dança se apresentaram no Teatro Gustavo Leite

26/09/2014
Renomadas companhias de dança se apresentaram no Teatro Gustavo Leite

Espetáculo A Bicleta encantou o público (Foto: Ailton Cruz)

Espetáculo A Bicleta encantou o público (Foto: Ailton Cruz)

    A primeira noite de apresentações da última etapa da 12ª Mostra Alagoana de Dança trouxe nesta quinta-feira (25), no palco do Teatro Gustavo Leite, espetáculos de 16 grupos, incluindo renomadas companhias de dança de Maceió.
Grupos selecionados na etapa do interior mostraram suas coreografias em vários estilos de dança, como contemporâneo, clássico de repertório, ballet clássico, dança de salão, popular, dança cigana, flamenco cigano, dança do ventre, hip-hop e street dance.
Participaram como convidados a Companhia de Dança Maria Emília Clark, com a sua mais nova produção, o elogiado espetáculo ‘A Bicicleta’; o ballet Eliana Cavalcante, que apresentou ballet clássico de repertório e a Cia dos Pés, com dança contemporânea.
A abertura do evento contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viégas, da curada da Mostra Alagoana de Dança, Karina Padilha e do gerente de Marketing da Caixa Econômica Federal, Pedro Paes.
O secretário Osvaldo Viégas destacou a importância da Mostra para o setor cultural. “Há seis edições o Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secult, proporciona esta oportunidade aos talentos da dança alagoana, com a realização desse evento original e de produção genuinamente alagoana”, afirmou. Ele ainda fez um agradecimento especial ao apoio das instituições parceiras, como as prefeituras dos municípios e a Caixa.
A curadora Karina Padilha ressaltou o crescimento do projeto que foi retomado depois de uma paralisação de cinco anos das atividades. “A realização desse evento complexo que reúne centenas de pessoas vem crescendo a cada ano e isso foi resultado do empenho da Secult que acreditou nesse sonho e hoje podemos constatar que a mostra se expandiu e tornou-se esse grande festival que circula no interior e na capital”, destacou.
Gabriela Amorim, primeira bailarina cadeirante da Jeane Rocha Academia de Dança, se dedica a dança desde os 9 anos e apresentou o solo de balé clássico de repertório de Dom Quixote. “Dançar para mim é tudo, me realizo. Já participei de 4 edições e a cada ano me surpreendo com a recepção do público e com a qualidade das coreografias”, afirmou.
Para Evellyn Luiza, integrante do grupo de dança Unidade Zero da cidade de Arapiraca, participar da Mostra foi um momento especial, pois foi a primeira vez que se apresentou no Teatro Gustavo Leite. “É sempre emocionante quando me apresento, mas hoje foi a primeira vez que tenho a oportunidade nesse teatro. É gratificante para o nosso grupo ver o reconhecimento do público depois de tanta dedicação”, disse.