Geral

Desfile da Emancipação Política de Alagoas atrai milhares de famílias ao Rei Pelé

17/09/2014
Desfile da Emancipação Política de Alagoas atrai milhares de famílias ao Rei Pelé

Cerca de 13 mil pessoas assistiram ao desfile cívico em comemoração aos 197 anos da Emancipação Política de Alagoas no Rei Pelé (Foto: José Demétrio)

Cerca de 13 mil pessoas assistiram ao desfile cívico em comemoração aos 197 anos da Emancipação Política de Alagoas no Rei Pelé (Foto: José Demétrio)

Cerca de 13 mil pessoas assistiram ao desfile cívico em comemoração aos 197 anos da Emancipação Política de Alagoas, na terça-feira à tarde (16/09), no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Realizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), o evento mobilizou mais de 4 mil pessoas, que desfilaram, tocaram e dançaram em nome da paz, a maioria estudantes das escolas públicas estaduais, municipais e particulares.
Para a aluna do Colégio Santa Úrsula, Débora Palmery, 13 anos, que assistiu ao desfile da arquibancada do estádio, ao lado da amiga Liliane Rodrigues, 12 anos, as bandas fanfarras deram um show e as balizaram abrilhantaram o espetáculo. “Esta foi a primeira vez que eu vim assistir ao desfile escolar e achei muito legal”, afirmou a adolescente, elogiando a organização do evento e o clima de paz no estádio.
Em entrevista à imprensa, a secretária estadual de Educação, Stela Albuquerque, disse que tudo saiu como planejado. “O desfile é um momento importante para expandir nossa consciência cívica. O público que veio prestigiar a festa da emancipação política ficou acomodado na sombra”, destacou a secretária, ao ressaltar que o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) não compareceu ao evento devido a outros compromissos.
O desfile começou por volta das15 horas, com a Banda da PM executando o Hino de Alagoas. Na sequência, entraram as meninas do nado sincronizado do Centro de Pesquisa Aplicada (Cepa) e o pelotão das bandeiras, com 104 alunos, cada um segurando o pavilhão de um município alagoano, além das bandeiras de Alagoas e do Brasil. Em seguida foi a vez da Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, encantar o público.

    CULTURA DE PAZ

Este ano, o desfile cívico do 16 de Setembro teve como tema “Alagoas: Educação para a Paz – Arte, Cultura e Esporte”. Praticamente todos os 25 pelotões que desfilaram trouxeram faixas com frase sobre a importância da cultura de paz. Parte dessas frases foi divulgada no placar digital do estádio. Além das escolas e suas bandas fanfarras e marciais, desfilaram também militares, bombeiros civis e alunos da Escola Tiradentes de Maceió.
Milhares de famílias prestigiaram as apresentações dos alunos, durante quase quatro horas de desfile. O público teve acesso livre ao estádio a partir das 13h, quando os portões foram abertos. Cerca de 175 militares do 1º Batalhão, Cavalaria, Bope e Bptran trabalham no policiamento e na organização do trânsito. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar de Alagoas, não foi registrado nenhum incidente.
Após a abertura oficial do evento, o desfile teve sequência com a apresentação dos alunos do Centro de Educação Especial Wandete de Gomes Castro, do bairro do Poço, em Maceió. Em seguida foi a vez dos alunos da Escola Estadual Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios, com sua excelente banda fanfarra. Eles deram um show e mostraram para o público porque o colégio é conhecido na região como o “Gigante do Asfalto”.
As demais escolas e suas bandas fanfarras deram sequencia às apresentações, com diversas atrações e coreografias. Todas trazendo também elementos que lembrassem a temática central da festa: o estímulo à cultura da paz. “Este ano, as escolas capricharam, tanto as da capital quanto as do interior”, comentou o professor Valfrido Pessoa, 36 anos, que assistiu ao desfile ao lado da esposa e dos dois filhos menores.

    APRESENTAÇÕES

Os pelotões das Coordenarias Regionais e suas escolas desfilaram na seguinte ordem: 15ª CRE, 13ª CRE, 1ª CRE, JEAL, 2ª CRE, 3ª CRE, 3ª CRE, 4ª CRE, 5ª CRE, 6ª CRE, 7ª CRE, 8ª CRE, 9ª CRE, 10ª CRE, 11ª CRE, 12ª CRE, 14ª CRE, Semed/Maceió, Semed/Porto Calvo, Centro Cultural Adonai, Diogo Marques/Bombeiro Mirim, Escola Maria de Fátima, Colégio Ativo/Parceiros da Vida, Escola Maria José Omena e Polícia Militar/Escola Tiradentes.