Geral

Gestores discutem sustentabilidade em evento do Ministério do Meio Ambiente

13/09/2014
Gestores discutem sustentabilidade em evento do Ministério do Meio Ambiente

Evento foi iniciado no dia 10 E ocorreu até esta sexta-feira (12) (Foto: Ascom Itec)

Evento foi iniciado no dia 10 E ocorreu até esta sexta-feira (12) (Foto: Ascom Itec)

Incentivar ações de sustentabilidade no setor público é o principal objetivo da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), evento que vem sendo promovido pelo Ministério do Meio Ambiente há um ano. Maceió é a décima segunda cidade a ser contemplada com a capacitação que reúne 50 gestores públicos de diferentes esferas governamentais.
O evento conta com o apoio do Governo de Alagoas e está ocorrendo no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), iniciado entre o dia 10 de setembro até esta sexta-feira (12).
“Nosso intuito é realmente incentivar as ações de sustentabilidade que são repassadas pelos nossos instrutores durante o curso, além de fazer essa troca de experiência para que as entidades possam estabelecer parcerias e ampliar as ações já existentes”, enfatiza a analista ambiental Angelita Coelho, responsável por organizar o evento.
Além da sensibilização para questões ambientais como a coleta seletiva, a eficiência energética, a água e a gestão de resíduos, o curso mostra como realizar licitações sustentáveis amparadas pela lei, que incentivam cooperativas de coleta seletiva a realizarem o trabalho de reciclagem.
Na troca de experiência, gestores do Governo do Estado, da prefeitura de Maceió e do Poder Judiciário explicam as ações que estão sendo realizadas em cada entidade pública e trocam ideias e contatos, como a parceria com a Cooperativa de Catadores da Villa Emater (Coopvilla) e da Cooperativa de Reciclagem de Alagoas (Cooprel).
A vinda da A3P para Alagoas foi articulada pelo Instituto de Tecnologia do Estado de Alagoas (Itec) e contou com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Informação (Secti), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e do Detran de Alagoas.