Geral

Dia C mostra a força do cooperativismo em Alagoas

08/09/2014
Dia C mostra a força do cooperativismo em Alagoas

 DIA C ARAPIRACA 1   O sábado foi de voluntariado em Alagoas. A população de Arapiraca, participou do Dia C- Dia de Cooperar. Mais de 1.500 pessoas foram ao Parque Ceci Cunha para participar de uma série de atividades e iniciativas, que valorizaram o trabalho voluntário e demonstraram a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.
As ações foram realizadas gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-Al).   E dos oferecidos, os mais procurados foram: Emissão de Carteira de Trabalho e de identidade, aferição de pressão arterial e corte de cabelo. Aparecida Sampaio, que é artesã  em Arapiraca, aproveitou para tirar a 2ª via da carteira de Identidade. “Um evento como este é importante, porque dá a chance de resolver o que não dá pra fazer no dia-a-dia”. Destacou a artesã.
13 Cooperativas vestiram a camisa da campanha e atenderam ao sexto principio cooperativista:  o da intercooperação, e ao sétimo: o de interesse pela comunidade.
Várias atrações culturais e musicais animaram as pessoas no Parque. Além de degustação de Tapioca e brinquedos para as crianças.
Na ocasião, o presidente da OCB/Sescoop-Al, Marcos Braga, fez a abertura da campanha e falou da importância de ações como esta.  “O Dia C é a prática da intercooperação e da responsabilidade sócio ambiental, ambos princípios cooperativistas”, afirmou o presidente da OCB-AL.
Em Maceió, outras cooperativas também realizaram ações do Dia C. “Integrar e Cooperar”, foi o nome dado aos projetos das duas cooperativas de médicos.  Juntas promoveram um evento de cunho social. A ação promovida, foi na Casa do Pobre, uma entidade filantrópica, com cerca de 60 idosos – entre 62 e 103 anos de idade, abandonados pelas famílias e, a maioria, sem moradia. Esta instituição tem a finalidade de proporcionar descanso, bem estar e qualidade de vida a todos os seus moradores.
Outra cooperativa, fez a doação de 10 computadores do Projeto: “Reciclando e Formando Cidadãos”. Os equipamentos foram entregues a  2 cooperativas de baixa renda. Além disso foram entregues donativos para o Abrigo de Idosas Maria Júlia Miranda, também em Maceió.