Geral

Pelotão Mirim do 3º BPM transforma vida de 75 estudantes de Limoeiro de Anadia e Arapiraca

05/09/2014
Pelotão Mirim do 3º BPM transforma vida de  75 estudantes de Limoeiro de Anadia e Arapiraca

   Formatura do Pel Mirim Uma iniciativa pioneira em Alagoas implantada pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, em Arapiraca, transformou a vida de estudantes do ensino fundamental de Limoeiro de Anadia e Arapiraca. Criado em abril de 2010, na gestão do comandante 3º BPM, coronel João Marinho, o Pelotão Mirim deu novo sentido ao dia a dia de 75 estudantes entre 10 e 13 anos.
Comandado pelo Tenente PM Johnatan Barbosa de Farias, o Pelotão Mirim é formado por 22 alunos das Escolas Municipais Prefeito Benício Ferreira Reis e Pedro Ribeiro, localizadas no Distrito Pé Leve, em Limoeiro de Anadia, e por 53 das Escolas Municipais Crispiniano Ferreira de Brito e Djalma Matheus Santana, de Arapiraca. O grupo é dividido em três pelotões de 25 integrantes cada. As turmas são coordenadas pelo Sgt. PM José Francisco Souza, Sd.PM Poliana Almeida Santos, Sd. PM Daysiane Ferreira da Silva e Sd PM Danyelle Maria Torgal dos Santos.
O projeto Pelotão Mirim tem como objetivo repassar aos pequenos alguns dos ensinamentos que norteiam o serviço militar, como noções de disciplina, hierarquia, boa conduta e o respeito no trato com as pessoas, no intuito de criar bons cidadãos, afastando-os da criminalidade e das drogas.
No curso eles recebem noções de civismo, cidadania, ordem unida, meio ambiente, higiene, sexualidade e combate às drogas. E ainda aulas de português, matemática, inglês, capoeira, natação, além de música, com o Cb. PM Ronnie Peterson. As aulas são ministradas de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30, na sede do 3º BPM.
Segundo o coordenador do Pelotão Mirim, Sgt. PM Souza, um dos pontos positivos do projeto é a mudança de comportamento das crianças em casa e na escola. “Além de terem melhorado o rendimento escolar, eles passaram a ajudar mais em casa, estão mais responsáveis, obedientes e mais conscientes do seu dever. Muitas mães relatam que seus filhos estão bem melhores depois que passaram a integrar o Pelotão Mirim. Cada criança que sai daqui se torna um multiplicador de bons ensinamentos através do exemplo. A iniciativa representa uma excelente ferramenta para a formação de futuros cidadãos”, explicou o militar.
O ponto alto do projeto se deu no último dia 25 de agosto, durante as comemorações do Dia do Soldado, com a conclusão da primeira etapa do curso da 5ª turma do Pelotão Mirim. Na ocasião, os 75 alunos foram promovidos a soldados mirins do 3º BPM, depois de passarem por um curso de formação. Em dezembro deste ano, os 10 melhores de cada um dos três pelotões de soldados mirins serão promovidos a cabos mirins. Desses 30 cabos, 15 serão promovidos no final de 2015 à graduação de 3o sargento mirim, sendo cinco de cada um dos pelotões.
Para ingressar no Pelotão Mirim do 3º BPM, o aluno tem que estar cursando a partir do 5º ano do ensino fundamental. A seleção é feita no mês de fevereiro, nas escolas da rede municipal de Limoeiro de Anadia e Arapiraca, com a aplicação de um teste de conhecimentos de Matemática, Português, Geografia e História.
Segundo o Sgt. PM Souza, a meta para 2015 é ampliar para 40 o número de participantes de Limoeiro de Anadia. O projeto conta com a parceria das Prefeituras de Limoeiro de Anadia e de Arapiraca, que contribuem com o transporte, alimentação, fardamento, professor de reforço escolar e profissionais da área de saúde que ministram palestras educativas aos alunos.