Geral

Flamengo vence o Coritiba nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

04/09/2014
Flamengo vence o Coritiba nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

  20140  Foi na raça, com muito drama e sofrimento. Precisando vencer por pelo menos três gols de diferença para levar a disputa da vaga às quartas de final da Copa do Brasil para os pênaltis, o Flamengo fez justamente 3 a 0 no Coritiba ontem à noite, no Maracanã. Nas penalidades, brilhou a estrela de Paulo Victor, que contou com a sorte nas cobrança de Zé Love e Carlinhos, que foram na trave, e defendeu os chutes de Hélder e Dudu. Artilheiro no tempo normal, Alecsandro perdeu sua cobrança, assim como João Paulo e Léo Moura, mas Canteros converteu o pênalti decisivo e classificou o Fla.
— Eu acreditava, sabia que tinha capacidade. Estou muito feliz. É agradecer e agora já temos outro grande jogo no sábado, pelo Brasileiro — disse o goleiro rubro-negro.
Empurrado pela torcida e precisando de quatro gols para se classificar, o Flamengo começou em cima. Logo aos dois minutos Alecsandro perdeu boa chance na pequena área. O Coritiba, recuado, só estava preocupado em se defender. E foi assim, marcando muito e tocando a bola sem pressa, que o time paranaense foi arrefecendo o ânimo rubro-negro. O goleiro paranaense, Vanderlei, praticamente não era exigido.
Para piorar, o Flamengo perdeu dois jogadores antes dos 30 minutos. Luiz Antônio saiu aos 14, após deslocar o ombro direito, para a entrada de Léo Moura. Paulinho torceu o joelho direito aos 29 e deixou o campo na maca, chorando. Éverton entrou em seu lugar. Quando o primeiro tempo parecia que terminaria sem gols, Zé Love se enrolou com João Paulo na área paranaense e o árbitro marcou pênalti. Alecsandro cobrou com força aos 47 e abriu o placar.
Vanderlei Luxemburgo resolveu queimar sua terceira substituição logo no intervalo, colocando Eduardo da Silva no lugar de Gabriel. O brasileiro naturalizado croata já mostrou serviço aos três minutos, recebendo cruzamento de Léo Moura, girando dentro da área e concluindo em cima da zaga. João Paulo apanhou o rebote fora da área e chutou com perigo, à direita do gol.
Pouco depois, João Paulo foi ao fundo na esquerda e cruzou. A bola bateu no braço de Norberto e o árbitro apitou outro pênalti, para reclamação dos jogadores do Coritiba. Alecsandro bateu no meio do gol, aos 11, e ampliou: 2 a 0. Alex entrou em campo para tentar acordar o Coritiba, mas o Flamengo era o dono da partida e o terceiro gol parecia questão de tempo. Ele veio dessa vez com a bola rolando, em uma bela jogada de Everton. O meia disparou em velocidade pela esquerda, deixou a marcação para trás e cruzou na pequena área. Eduardo da Silva, bem posicionado, completou para o gol, enlouquecendo o Maracanã. Nos pênaltis, a festa foi completa com as defesas de Paulo Victor e a vitória por 3 a 2.

FLAMENGO 3 (3) X 0 (2) CORITIBA

Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Wagner Reway (MT)

Auxiliares: Paulo Faria (MT) e Márcia Caetano (RO)

Público/renda: 18.559 pagantes / R$ 477.610,00

Cartão amarelo: Chicão, Everton, Samir (FLA); Leandro Almeida, Zé Love, Gil, Alex (COR)

GOL: Alecsandro, aos 48’/2ºT (1-0); Alecsandro, aos 10’/2ºT (2-0); Eduardo da Silva, aos 35’/2ºT (3-0)

FLAMENGO: Paulo Victor, Luiz Antonio (Léo Moura, aos 14’/1ºT), Chicão, Samir e João Paulo; Recife, Márcio Araújo, Canteros e Gabriel (Eduardo da Silva, no intervalo); Paulinho (Everton, aos 29’/1ºT) e Alecsandro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CORITIBA: Vanderlei, Norberto, Leandro Almeida, Luccas Claro, Carlinhos, Helder, Gil (Robinho, aos 10’/2ºT), Rosinei (Baraka, aos 30’/2ºT) e Dudu; Martinuccio (Alex, aos 13’/2ºT) e Zé Love. Técnico: Marquinhos Santos.