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Conselheiros escolares são capacitados pela 12ª CRE em Joaquim Gomes

02/09/2014

Com o tema ‘As atribuições e o funcionamento do Conselho Escolar”, a Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), por meio da 12ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), realizou em Joaquim Gomes a formação continuada para os conselheiros escolares que atuam nos municípios de Messias, Rio Largo, Fleixeiras e Joaquim Gomes.

Representando os segmentos dos pais, funcionários, professores e alunos, os conselheiros tomaram posse no último dia 14 de agosto e vão atuar em parceria com a gestão escolar nas áreas pedagógica, administrativa e financeira das escolas da rede estadual de ensino.

Como informa Ana Paula Narciso, facilitadora e técnica da 12ª CRE, a capacitação direcionada aos conselheiros visa orientar os representantes dos quatro segmentos sobre sua atuação na comunidade escolar. “A proposta do evento é sensibilizar e repassar as atribuições dentro do Conselho Escolar, auxiliando as ações na gestão das unidades de ensino”, explica.

O Conselho Escolar tem por finalidade promover a integração do Estado, da sociedade e da comunidade escolar, visando à gestão democrática e ao exercício da cidadania. Sua natureza é deliberativa, consultiva e fiscalizadora nos assuntos referentes à gestão democrática, administrativa e financeira.

Ana Paula Narciso destaca, ainda, que a orientação do Ministério da Educação e da Secretaria da Educação e do Esporte é fortalecer ainda mais os Conselhos Escolares na rede pública de ensino. “O propósito da capacitação é mostrar o papel e a importância da atuação dos conselheiros na gestão democrática e como deve ser feita a fiscalização e o apoio nas decisões administrativas da escola”, afirma.

Atuação – Professor da Escola Estadual Marlene Marques dos Santos, localizada na comunidade indígena Wassu Cocal, em Joaquim Gomes, Marcelo Máximo entende que o Conselho Escolar é uma forma legal e organizada para reivindicar, comunicar e interagir com a gestão escolar.

“Nós, do Conselho, temos um papel fundamental na gestão, já que lutamos por investimentos, cobramos a aplicação dos recursos e buscamos ações que beneficiem toda a comunidade escolar”, destaca.

Para Erik Campo, diretor da Escola Estadual Mário Gomes de Barros, em Joaquim Gomes, a constituição do Conselho contribui com a transparência do desenvolvimento da escola, além de auxiliar o gerenciamento dos recursos que são destinados à escola. “Com um Conselho atuante, é possível resolver uma gama de problemas dentro da escola, apresentar sugestões na gestão democrática e fortalecer o ensino público”, assegura Erik.