Geral

“Nosso voto não vale nada!”, afirma Dr. Celso Limongi Desembargador e Ex-Ministro do STJ

26/08/2014
“Nosso voto não vale nada!”, afirma Dr. Celso Limongi Desembargador e Ex-Ministro do STJ

celso limongi“Enquanto na Suprema Corte norte-americana cada juiz julga cerca de 120 processos por ano, o juiz do Supremo brasileiro julga cerca de 10 mil processos no mesmo período, porque nossa Constituição Federal é analítica, isto é, tudo é constitucional”.

Está é a visão do Desembargador e Ex-Ministro do STJ Dr. Celso Limongi, que participará de uma discussão sobre “o papel do Congresso e o papel do Supremo no modelo democrático Brasileiro”, no próximo dia 28 de agosto, em São Paulo.

“Nós elegemos deputados federais e senadores para que eles tomem decisões, até mesmo para os temas mais delicados, como relações homoafetivas. Mas o Congresso, não decide. Quem decide? O FMI, o Banco Mundial, o mercado. Aí a suma ironia: que foi eleito para decidir, não decide. Quem não foi eleito para decidir, decide! De modo que o cidadão fica cada vez mais afastado do núcleo político das decisões. Nosso voto não vale nada!” completa Limongi.

O Desembargador e Ex-Ministro do STJ será um dos participantes do Fórum da Cultura e Cidadania, evento que reunirá importantes pensadores da atualidade nas áreas da cultura, política, jornalismo e jurídica. Gratuito, o encontro acontece em São Paulo e também será transmitido ao vivo, pela internet pelo site www.forumdacultura.com.br.

Para Norton Flores, organizador do primeiro de uma séria de fóruns, debater o cenário atual do Brasil, sob diversas óticas, é o objetivo dos palestrantes convidados. Até o final do ano mais debates serão realizados com a participação de outras personalidades. “Um dos pilares básicos do projeto é trazer especialistas com diferentes posicionamentos, sobre os mais variados temas. Queremos fazer com que estiver presente ou assistindo online possa refletir e compreender melhor os acontecimentos políticos, culturais e sociais que estão ocorrendo no País”.