Geral

Jornalista Pedro Oliveira escreve segundo livro sobre as eleições no Brasil

17/08/2014
Jornalista Pedro Oliveira escreve  segundo livro sobre as eleições no Brasil

Fotos PedroEm abril de 2007 o jornalista Pedro Oliveira lançou em Alagoas, Brasília e várias capitais o livro “Brasil 2006 – A História das Eleições” – Uma obra-documento abordando as eleições para presidente da República, Senado Federal, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas em todos os Estados. No livro o autor narra a história das eleições no país desde a primeira para governador em 1532, os processos de votações que começaram com as “bolas de cera”, as urnas de madeira, as de ferro e as de lona, até a implementação do voto informatizado em todo o pais em 2000 e que ainda hoje levanta polêmicas e suspeitas de fraudes.
A campanha presidencial mereceu um capitulo especial no qual são mostrados os embates e os bastidores da guerra eleitoral que reuniu oito candidatos: Lula(candidato e reeleição ), Geraldo Alckmin , Heloisa Helena, Cristovam Buarque, Luciano Bivar, Ana Maria Rangel, José Maria Eymael e Rui Costa Pimenta. No primeiro turno os três mais votados foram Lula ( 46.662.365 ou 48,61 dos votos válidos); Geraldo Alckmin ( 39.968.369 – 41,64%) e Heloisa Helena com a expressiva votação de 6.575.393 (6,85 ) em uma campanha praticamente solitária e lutando contra estruturas milionárias e poderosas dos dois principais adversários. No segundo turno Lula saiu vencedor com 58.295,042 (60,83%) e Geraldo Alckmin 37.543.178 ( 39,17%).
Os escândalos do governo Lula e também no Poder Legislativo foram narrados e documentados a exemplo do Mensalão, caso Waldomiro e Correios, a queda do superministro José Dirceu, o caso do caseiro Francenildo e a demissão de Palocci, a Operação Sanguessuga, o escândalo dos aloprados e outros.
O novo livro-documento escrito por Pedro Oliveira vai trazer , a exemplo do anterior, noticias e fatos das eleições estado por estado , os eleitos para os Governos , para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas, com suas respectivas votações, sendo considerado um importante instrumento de consulta além de uma radiografia panorâmica de todo o processo eleitoral em 2014.
A primeira edição – “Brasil 2006 – A História das Eleições” – serviu de comentário e pronunciamentos no Senado Federal, a exemplo do então senador Mão Santa que afirmou na tribuna “ o autor nos oferece não apenas um livro bem escrito e de conteúdo extraordinário, mas também um documento histórico das eleições no Brasil”.

Sebastião Nery: um livro de quem conhece a política nacional por dentro
O prefácio do livro Brasil 2006 A História das Eleições – foi escrito pelo consagrado jornalista e maior cronista político do país, Sebastião Nery, que da sua opinião sobre a obra: “ Brasil 2006 a História das Eleições de saída tem a virtude básica de um verdadeiro livro de jornalista: não inventa nada. Documenta. São os fatos, secos, enxutos, exatos. Abre com uma rápida história das eleições no Brasil, desde a Constituinte de 1823 até aqui. E traça um perfil forte ,correto, sem falsas tintas, do quadro político de cada estado antes da eleição e no desenrolar das campanhas para presidente da República, governadores e senadores . Cada estado está ali inteiro, com seus rostos, suas marcas, suas cicatrizes.
Mas, sobretudo a força principal do livro está na análise sucinta, segura, com um texto leve, sóbrio, brilhante, de quem conhece a politica nacional por dentro, em quatro décadas de jornalismo no sul do país e em Alagoas, de um saber de experiência feito, como ensinou Camões.
José Américo de Almeida dizia que ver bem não é ver tudo, é ver o que os outros não veem. Pedro Oliveira em poucas linhas, as vezes em uma frase, um titulo, mostra o que determinou e principalmente o que representou o resultado da eleição em cada estado. Política é assim mesmo como dizia o sábio Vitorino Freire: vivemos tempos em que vaca não reconhece bezerro. Leiam o livro. É todo assim. (Sebastião Nery).
O autor começa a nos próximos dias uma maratona de viagens a vários estados do país para acompanhar de perto os fatos que antecedem as eleições in loco. O livro deverá ser lançado em março de 2015 em Brasília, São Paulo e outras capitais.