Geral

Envio de certidões cresce e amplia acesso a informações empresariais

14/08/2014
Envio de certidões cresce e amplia acesso a informações empresariais

Sistema Certidões Web foi implementado para facilitar a solicitação de documento, tornando-a ágil e trazendo comodidade ao cliente (Foto: Assessoria)

Sistema Certidões Web foi implementado para facilitar a solicitação de documento, tornando-a ágil e trazendo comodidade ao cliente (Foto: Assessoria)

Documentos com validade jurídica nos quais constam informações empresariais registradas na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), as certidões têm quantitativo de envio em 2014 equivalente a 16.687, número que supera o registrado em todo o ano passado. Contudo, mesmo com o crescimento e facilidade da solicitação online, os clientes ainda apresentam dúvidas em como realizar a solicitação do documento que melhor atenda a sua demanda, como destaca a diretoria de tecnologia da Juceal.
De acordo com o artigo 29 da Lei nº 8.934/94, que dispõe sobre registro empresarial, qualquer pessoa, sem comprovar interesse, pode ter acesso às informações de determinada empresa através das certidões, mediante pagamento de taxa.
A delimitação da norma garante o acesso plural aos dados empresariais e, em Alagoas, a solicitação e a obtenção são feitas por via online. Prova disso, é que a média de solicitação por mês aumentou de 1.765 documentos, em 2013, para 2.085, em 2014.
“O Sistema Certidões Web foi implementado para facilitar a solicitação de qualquer um dos três tipos do documento, tornando-a ágil e trazendo comodidade ao cliente. A certidão simplificada é um espelho do cadastro da empresa na Juceal, abrangendo informações genéricas. A de inteiro teor é uma cópia fiel do documento ou processo arquivado na Junta. E a específica é um documento com determinadas informações requisitadas pelo cliente, havendo ainda a opção de livre solicitação de dados ao escolher a específica a definir”, explica o diretor de Tecnologia da Juceal, Álvaro de Oliveira.
Em 2014, foram emitidas 9.547 certidões simplificadas, 1.267 específicas e 5.872 de inteiro teor. A soma do registrado representa um crescimento de 5% em relação ao número de 15.887 documentos enviados em 2013.
Mesmo com o crescimento, o diretor ressalta que erros comuns ainda são cometidos pelos clientes ao solicitar o documento. Cadastro do e-mail incorreto para envio da certidão, geração de guia de pagamento no site da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) ao invés de requerer no próprio sistema da Junta, não delimitação das informações ao solicitar a específica a definir e não observação da caixa de spams ao receber o e-mail com o documento são as principais falhas apontadas.
As certidões começaram a ser enviadas via online em abril do ano passado, após a implementação do sistema Certidões Web – ferramenta desenvolvida pela Juceal, responsável pela interface de solicitação do documento.

 Como solicitar

O passo inicial consiste em acessar a página do site do órgão alagoano de registro (www.juceal.al.gov.br) e optar pela seção Emissão de Certidão. No sistema, será necessária a realização de cadastro, que é gratuito, solicitando informações como nome e e-mail.
Com o acesso à página de solicitação, o cliente tem à disposição a possibilidade de escolher o tipo de certidão que deseja. A busca pelas empresas pode ser feita através da especificação do Número de Identificação do Registro de Empresas (Nire) ou nome empresarial. Após pesquisa, o processo segue com a geração da taxa de pagamento. O documento é enviado para o cliente instantaneamente após a comprovação bancária.