Geral

Servidores públicos participam de curso sobre prevenção de acidentes de trabalho

13/08/2014
Servidores públicos participam de curso sobre prevenção de acidentes de trabalho

Integrantes da Cipa durante curso sobre acidente de Trabalho

Integrantes da Cipa durante curso sobre acidente de Trabalho

  Membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e dos Ambulatórios 24 Horas Denilma Bulhões, João Fireman e Assis Chateaubriand iniciaram nesta quarta-feira (13) um treinamento sobre prevenção em acidentes de trabalho em órgãos públicos. O curso, que está sendo realizado no Núcleo de Educação Permanente (NEP), é realizado pela Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho, do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass), Wilson José de Souza, o curso tem o objetivo de preparar os membros da Cipa para atuar na prevenção em acidentes de trabalho. “Durante o curso, eles terão um visão ampla do que é acidente de trabalho e vão atuar para que o incidente não ocorra”, explicou Wilson José.
Para o técnico de segurança no trabalho do Nass, João de Jesus Santos, o curso é fundamental para que os servidores se tornem conhecedores da legislação sobre a saúde e ambiente de trabalho e, com isso, possa ajudar as gestões na prevenção de doenças e também serem parceiros na hora de resolver as questões no ambiente do trabalho.
Neste primeiro módulo, os servidores participaram de uma discussão que enfatizou o principal objetivo do cipeiro na instituição em que trabalha, além da Norma Regulamentadora NR-5, que menciona as questões da constituição da Cipa, organização, atribuições, funcionamento e processo eleitoral.

    Prevenir acidentes

Durante todo o período do curso, além das questões sobre acidente de trabalho em cada local específico, principalmente sobre os riscos de acidentes, também será discutida a Lei estadual 7.492, sancionada no dia 14 de junho do ano passado, que expressa sobre a Política Estadual de Saúde do Trabalhador.  A legislação vale para todos os trabalhadores, independente da localização urbana ou rural, da forma de inserção no mercado e do vínculo empregatício.

    Módulos

De acordo com o cronograma de atividades do curso vários módulos vão ser discutidos: segurança no trabalho, Legislação Trabalhista e Previdenciária, acidente de trabalho, conceitos e definições aplicados – ergonomia, insalubridade, periculosidade -, riscos ambientais, inspeção de segurança, investigação e análise de acidente, equipamentos de proteção individual, equipamentos de proteção coletiva,  além de prevenção e segurança no trabalho.