Geral

Nova adutora do Agreste muda a vida de milhares de alagoanos

11/08/2014
Nova adutora do Agreste muda a vida de milhares de alagoanos
José Rodrigues trabalhou na obra e Genisvaldo de Almeida contou do conforto de não pegar mais água na cacimba

José Rodrigues trabalhou na obra e Genisvaldo de Almeida contou do conforto de não pegar mais água na cacimba

Mais de 400 mil alagoanos de dez municípios do Agreste terão melhor qualidade de vida a partir deste sábado (09). Inaugurado em Arapiraca pelo Governo do Estado, o novo sistema adutor da região passará a produzir 3.000 m³/h, o dobro do volume gerado anteriormente.
A obra, realizada por meio da Parceria Público-Privada (PPP) entre a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a CAB Águas do Agreste, teve investimento na ordem de R$ 143 milhões e foi construída por 800 trabalhadores, gerando emprego e renda na região.
Morador de Craíbas, uma das cidades beneficiadas com a adutora, o técnico em ferragem José Rodrigues da Silva foi um dos empregados temporários da obra. Junto com o filho que possui a mesma qualificação, José contribuiu para a realização da obra durante um ano e seis meses, o que garantiu o aumento da renda familiar.
“Tenho 30 anos de profissão e já trabalhei em muitas obras, mas essa é, sem dúvida, a mais importante para mim. É um grande prazer trabalhar em algo que vai trazer um grande retorno para minha família e meus vizinhos”, comemorou.
Segundo José, que divide a casa com mais 11 pessoas, a falta de água é um problema recorrente na região. A maioria dos moradores usam cisternas para armazenar a água utilizada para as diversas atividades diárias, reabastecidas de tempo em tempo em poço artesanal.
DENTRO unnamed -1“Para não pagar pelo encanamento, muita gente até tirou as torneiras, arrancaram os canos, já que não vinha água”, lembrou. A mesma situação vive o agricultor Genisvaldo de Almeida, morador do Vale do São Vicente, em Arapiraca. “A adutora vai melhorar muito a nossa vida. Não precisaremos mais pegar água na cacimba, porque na nossa torneira vai ter água tratada a partir de hoje”, avaliou.
Com 57 km de extensão e 70mm de diâmetro, a adutora faz a captação de água bruta do Rio São Francisco, no município de Traipu, até o reservatório-pulmão localizado na Serra dos Manões, de onde segue, por gravidade, até Arapiraca, passando por Girau do Ponciano e Lagoa da Canoa.
Além desses municípios, o novo sistema adutor também beneficiará Igaci, Campo Grande, Coité do Nóia, São Brás, Olho D’Água Grande e Feira Grande.