Geral

Representante da Semarh planejam gerenciamento do Canal do Sertão

04/08/2014
Representante da Semarh planejam gerenciamento do Canal do Sertão

Equipe da Semarh visita os 65km do Canal do Sertão (Foto: Ascom Semarh)

Equipe da Semarh visita os 65km do Canal do Sertão (Foto: Ascom Semarh)

O Canal do Sertão recebeu na última quinta-feira (30) visita de representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que estuda a criação de uma companhia para o gerenciamento do Canal.O novo secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Artur Ferreira, e o superintendente de recursos hídricos da Semarh, Edson Maruta, visitaram a estação de captação e percorreram a maior parte dos 65km em funcionamento.
“A água do Canal do Sertão tem sido responsável pelo desenvolvimento de dezenas de municípios alagoanos, criando um novo eixo de desenvolvimento social e econômico para Alagoas. A gestão responsável desse recursos é primordial para o Governo”, afirmou Ferreira.

 Abastecimento

Mais de mil pontos de abastecimento estão no entorno do Canal, levando pequenos agricultores do Sertão a realizar a segunda ou terceira colheita desde a inauguração da obra, em março do ano passado.
O secretário do Meio Ambiente também visitou o primeiro produtor do Canal a receber o kit de irrigação da Secretaria de Estado da Agricultura, Cláudio Gonzaga, cuja plantação de morangos já foi pauta de reportagem nacional. “O foco do Canal é priorizar a agricultura familiar e pequenos produtores”, afirmou.
Com uma atuação que prioriza a gestão voltada para resultados, Ferreira continua a meta de alinhar a Semarh com os órgãos parceiros. O secretário reuniu-se com o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, Adriano Augusto, nessa segunda-feira (4). Na terça-feira (5), o encontro será com o secretário da Pesca e Aquicultura, Cantídio de Freitas.
De acordo com o novo secretário, as reuniões vão possibilitar o mapeamento e planejamento de ações efetivas para o aperfeiçoamento da gestão dos recursos hídricos do Estado. “Junto com os nossos parceiros, vamos também dar continuidade ao trabalho que já está sendo realizado”, garantiu.