Geral
Corpo de Bombeiros faz simulação de resgate no Edifício Breda


No caminhão auto-bomba escada, foram dois bombeiros e uma maca para realizar as primeiras necessidades da suposta vítima (fotos: Ailton Cruz)
Para iniciar as comemorações da Semana dos Bombeiros, foi realizada na manhã desta terça-feira (1º) a Simulação Operacional do Corpo de Bombeiros no Edifício Breda, Centro de Maceió. Além da comemoração, o objetivo foi demonstrar a sociedade civil os procedimentos de um resgate de qualidade com equipamentos de alta modernidade.
“Estamos vivendo a semana nacional do Corpo de Bombeiros, demonstrando as pessoas nosso trabalho com equipamentos de última geração, como esse caminhão auto-bomba escada”, relata o tenente Luiz Augusto. A operação chamou atenção de quem passava pelo Centro de Maceió, como foi o caso do pedreiro Jakson Cristian. “Nunca tinha visto uma simulação, é muito importante porque demonstra o que acontece no dia a dia”, ressalta.
Foram investidos em torno de R$ 4 milhões em equipamentos para a Corporação, por meio do Programa de Apoio ao investimento dos Estados (Proinveste). Entre os investimentos, destacam-se noves viaturas, como as de mergulho e comando de área; além de equipamentos contra incêndios, como os caminhões auto-escadas, que chegam até 39 metros de altura, permitindo fazer resgates de alto risco.
“Com esse investimento federal, vamos chegar a lugares de difíceis acessos, com proteção para a sociedade e para nós bombeiros”, diz o soldado Thiago Omena. Nesta quarta-feira (2), será comemorado o Dia dos Bombeiros e as atividades seguem com a competição “Bombeiro de Fibra”, onde militares de todas as unidades do Estado estarão unindo força, agilidade e técnica, a partir das 7h na Praça Multieventos, na Pajuçara.
“Além disso, quinta-feira (3) vamos ter um dia de lazer, no clube AABB. E para finalizar nossa semana, no domingo teremos a primeira Maratoninha dos bombeiros e exposição de viaturas e equipamentos, na orla de Pajuçara”, informa a tenente Graziele.
Simulação
Para a simulação foi necessário reunir uma grande equipe de bombeiros para garantir a segurança local. O objetivo era salvar uma suposta vitima que estava em um prédio com mais de 30 metros de altura. No caminhão auto-bomba escada, foram dois bombeiros e uma maca para realizar as primeiras necessidades da vítima.
Houve também simulação de resgate utilizando o rapel. As simulações foram realizadas com sucesso. “Fiquei nervosa antes de começar, mas depois eu vi que estava em segurança”, diz a suposta vítima Porllanne Santanna.
Mais lidas
-
1
Com vista para o STF: casal é filmado transando no Panteão da Pátria
-
2TRANSPORTE URBANO
99 Moto fora do mapa em Palmeira dos Índios: aplicativo não reconhece cidade entre as atendidas em Alagoas
-
3GESTO HERÓICO
Criança de 11 anos salva primo, de 5, de manada de bois em Palmeira dos Índios
-
4PODCAST
Ricardo Mota fez na entrevista o que sempre escreveu que o governador fazia nos bastidores: riu do "imperador" Julio Cezar.
-
5SAÚDE
Fim da Central de Marcação é vitória da população e corrige erro grave da prefeitura na Saúde em Palmeira