Geral
Presidente da AMA diz que situação dos municípios é insustentável
O Presidente da AMA, Jorge Dantas revela que prefeituras não têm mais como subsidiar boa parte dos programas federais nos municípios. ‘Brasília legisla sem olhar para municípios’ disse Dantas durante entrevista a veículo de comunicação veiculada nesta terça-feira (01).
Fechar as torneiras. Apertar os cintos. A recomendação – já bastante conhecida dos prefeitos – será mais uma vez reforçada pela Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) como diretriz para as finanças no segundo semestre.
Não faltam motivos para preocupação. É no período que começa o pagamento das restituições do Imposto de Renda que cai a alimentação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Uma das principais receitas para a ajuda que, em muitas cidades, representa a maior receita pública.
O governo federal incorporou programas como o Peti no chamado SCFV (Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos). Só que os repasses só chegaram para o primeiro trimestre. E, para completar, nos municípios do semiárido, a previsão de estiagem rigorosa soa como um pesadelo.
Esse cenário, assim como a recomendação aos prefeitos, foi feito pelo presidente da AMA, Jorge Dantas. Por outro lado, a importância que os gestores municipais devem adquirir como aliados de candidatos em busca de votos nas próximas eleições credencia os prefeitos a cobrar mais de futuros eleitos.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
