Geral

Consultores do Workshop MICE conhecem Maceió e identificam Pontal da Barra como produto turístico

30/06/2014
Consultores do Workshop MICE conhecem Maceió e identificam Pontal da Barra como produto turístico

   IMG_2380x Para preparar as atividades teóricas e práticas do Workshop MICE que vão instruir empresários e empreendedores alagoanos amanhã no hotel Jatiúca, os consultores convidados pelo Maceió Convention Elza Tsumori, Edmundo Monteiro e Jorge Medauar , conheceram ontem a cidade por meio de um  city tour realizado pelo receptivo Luck. As representantes do MC&VB, superintendente Tariana Carvalho e a gerente de Relacionamento, Agda Santos, acompanharam os consultores no passeio guiado por Antonio Lino.
A trajetória passou pelos principais pontos turísticos de Maceió, com pausas no mirante São Gonçalo e Catedral Metropolitana. Os convidados também tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Marechal Deodoro da Fonseca. O almoço foi servido no restaurante O Peixarão, com vista para a lagoa Mundaú, no tradicional bairro do Pontal da Barra, onde se encontram lojas com peças artesanais, incluindo o filé, bordado registrado como patrimônio imaterial alagoano.
No final, os consultores e as representantes do MC&VB se entusiasmaram com a visão de negócio da presidente da Associação dos Artesãos, Lígia Minim, e da presidente da Associação das Mulheres, Petrúcia Lopes, que se reuniram na Colônia de Pescadores do Pontal da Barra para discutir a importância histórica e cultural que o bairro tem para a cidade, bem como a ideia de transformá-lo em um produto para turistas e empresários.
“Enquanto as esposas compram os artesanatos, os maridos podem fazer um passeio pela lagoa. O turista também pode vivenciar e praticar a cultura de pesca de peixes e massunins, além de aprender a bordar. Gostaríamos de ampliar várias atividades para que o visitante passe muito mais tempo aqui”, ressaltou Lígia Minim.
“O que vocês fazem no bairro e suas ideias de chamar os turistas para interagirem é um bom exemplo do que nós propomos neste Workshop MICE, com o chamado Turismo de Incentivo e Evento Corporativo”, afirmou Jorge Medauar, acrescentando que o Pontal é um potencial turístico porque tem história, cultura, com projetos de sustentabilidade, de socialização, faltando apenas receber uma formatação para transformá-lo em um grande produto e atrair grandes investidores.
“O que eu levo não é aquilo que está nos meus olhos, o que eu levo está naquilo que levo no meu coração”, finalizou o consultor para explicar que as sensações, como exemplo da prática de bordar, é um fator primordial para entusiasmar o turista e deixar marcas de história por toda a vida.
O Workshop MICE: Viagens de Incentivo & Evento Corporativo, que começa amanhã e termina no dia 2 de julho, tem o objetivo de criar um grupo de trabalho para desenvolver o segmento de viagens de incentivo e eventos corporativos em Alagoas, ambas modalidades do MICE, conceituado com o Turismo do Futuro. É uma realização do Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), em parceria com o SEBRAE-AL e a SETUR-AL.