Geral

Feriado de Corpus Christi é comemorado com tradição em Campo Alegre

17/06/2014
Feriado de Corpus Christi é comemorado com tradição em Campo Alegre

tapete-enfeitado-corpus-christiNa próxima quinta-feira (19) é celebrado o dia de Corpus Christi, data religiosa que virou tradição no município de Campo Alegre. Há 31 anos, a população comemora a festa católica com a tradicional procissão do tapete, que possui mais de três quilômetros de extensão e é feito à base de pó de serra, folhas e tintas.
A festa faz parte do calendário religioso e cultural da cidade, e atrai centenas de fieis. O tapete é confeccionado na noite anterior e mobiliza a cidade inteira, que a cada ano se aperfeiçoa mais. “A tradição começou em 1983, só com a gravura de um cálice no lado que dava acesso à igreja. No ano seguinte decorou-se todo o centro da Praça Padre Cícero e a cada ano belas obras de arte vão se revelando por artistas da terra”, disse Pauline Albuquerque, prefeita de Campo Alegre.
Na manhã do dia de Corpus Christi, às 09 horas, acontece a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, ponto inicial do tapete. Após a missa, inicia-se o percurso das ruas enfeitadas. Nesta edição, além da procissão, terá o show da banda católica Anjos de Resgates, previsto para as 18 horas.

Corpus Christi
É um evento baseado em tradições católicas, realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes – outra celebração católica.
Para os católicos, Corpus Christi é uma “Festa de Guarda” e é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, de acordo com o bispado responsável pela diocese.