Geral

Adufal convoca para sessão extraordinária no Consuni onde a violência no Campus será debatida

14/06/2014
Adufal convoca para sessão extraordinária no Consuni onde a violência no Campus será debatida

Reunião realizada nesta sexta-feira (13), no auditório da Reitoria da Ufal

Reunião realizada nesta sexta-feira (13), no auditório da Reitoria da Ufal

Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estiveram reunidos durante a manhã desta sexta-feira (13), para discutir assuntos relacionados ao indicativo de greve, segurança no Campus e promoção para professor titular. “Não houve deliberação para decidir sobre uma possível paralisação. Então queremos convidar a todos os docentes para que nesta segunda-feira [16] compareçam no Conselho Universitário [Consuni] para debater sobre a segurança na Ufal”, disse o presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal), professor Marcio Barboza.
Os professores destacam que a falta de iluminação no Campus da Ufal favorece à criminalidade. Alunos e professores já sofreram assaltos dentro na Universidade, além de já terem sido registrados vários furtos de patrimônios.
De acordo com os docentes, a segurança é realizada por uma empresa terceirizada, sem o acompanhamento de uma comissão formada por especialistas no assunto. Inclusive, todos os equipamentos de segurança espalhados no Campus pertencem à empresa. Eles defendem um debate amplo junto à comunidade acadêmica.
Em relação à presença da Polícia Militar dentro da Universidade, alguns docentes divergem sobre o assunto. Parte acredita que a presença dos policiais pode reprimir a realização de manifestações sociais, para outros, é importante a realização de rondas por integrantes da PM, mas não a colocação de uma base fixa dentro do Campus.
A sessão extraordinária  desta segunda, que irá debater o tema, está marcada para ter início às 14h30. A diretoria da Adufal reforça a importância da presença dos docentes no debate.