Geral

Maceió: Paciente que recebeu novo coração passa bem e deve deixar UTI nos próximos dias

09/06/2014
Maceió: Paciente que recebeu novo coração passa bem e deve deixar UTI nos próximos dias

  fabia2  O paciente Fabiano dos Santos Oliveira, 29, que recebeu um novo coração no último dia 27.05, recupera-se bem na UTI do Instituto de Doenças (IDC) do Coração da Santa Casa de Maceió e deverá deixar a UTI cardíaca nos próximos dias. Segundo o cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, que chefiou a equipe no transplante, o transplantado irá para um apartamento para seqüenciar sua recuperação.
Fabiano reside em Maceió, no bairro do Feitosa, e sofria de miocardiopatia chagásica, resultante da Doenças de Chagas – uma patologia transmitida pelo besouro conhecido por “barbeiro” -, o que lhe impossibilitava trabalhar. Ele recebeu o coração de um estudante de 20 anos de idade que residia no município de Porto Calvo e morreu em um acidente automobilístico.
O que chama a atenção, no caso de Fabiano, é que estava na fila de espera pelo órgão há apenas oito dias. Se a doação não chegasse dentro de alguns meses, possivelmente não resistiria à doença.
Falando e gesticulando, e já fazendo refeições normalmente, Fabiano recebeu ontem a equipe médica e agradeceu pelo transplante (veja vídeo).

 Jubileu de prata – Este ano o IDC comemora o jubileu de prata (25 anos) do primeiro transplante de coração realizado em Alagoas.
O pioneirismo será comemorado com a realização de um evento em Maceió, com presenças de nomes de importância nacional e internacional para a cardiologia. A data ainda não esta fechada, mas, segundo José Wanderley Neto, deverá acontecer em agosto, depois dos jogos da Copa do Mundo.
Esse evento, segundo ele, comemorará a data histórica e contemplará uma pauta de palestras, debates, exposições e atualizações técnicas sobre como estão sendo feitos e os avanços das técnicas de transplante cardíaco no mundo.