Geral
Plantação de mudas e missa marcam semana do meio ambiente em Satuba
Uma Missa Campal, instalação de lixeiras para coleta seletiva de lixo e plantações de mudas de ipês e ingazeiras marcaram, neste domingo, em Satuba, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste dia 05 de junho. O evento, realizado pela Prefeitura de Satuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, teve a participação de diversos representantes da comunidade e da Igreja Nossa Senhora da Guia.
O município de Satuba, que faz parte do programa ‘Alagoas Menos Dois Graus’, do Ministério Público Estadual (MPE) e do Instituto para Preservação da Mata Atlântica (IPMA), concluiu domingo, dia 01, a terceira etapa do Programa e a meta é planta 5 mil mudas de ipês até 2016.
O evento teve início às 14h, com benção na praça central e uma Missa Campal em Ação de Graças às margens do Rio Mundaú, local onde foi feita a plantação de mudas de ipês de diversas variedades e ingazeiras. A celebração foi presidida pelo padre Sérgio Cabral.
“É mais etapa do Programa concluída em Satuba, vamos arborizar toda cidade e a participação de todos é fundamental para o sucesso do nosso trabalho”, destaca o secretário do meio ambiente, José Aparecido Gomes. Segundo ele, por determinação do prefeito Paulo Acioly o Programa ‘Satuba Menos Dois Graus’ não vai sofrer descontinuidade.
Para o padre Sérgio Cabral, a iniciativa é louvável, o tema é uma preocupação mundial e o município não poderia ficar fora desse processo. “A natureza foi nos dada por Deus e o nosso papel é cuidá-la de forma plena e, sobretudo, conscientização a população da nossa obrigação com o meio ambiente”, reconhece.
A terceira etapa do programa em Satuba tem o apoio do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ministério Público Estadual (MPE), Instituto de Prevenção da Mata Atlântica (IPMA) e da Construtora Sauer. A primeira etapa foram plantadas mudas nas ruas, escolas e praças da cidade, e na segunda, foram contempladas as comunidades da zona rural.
Lançado em 2010, o programa ‘Alagoas Menos Dois Graus’ tem no nome uma referência à meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de limitar o aquecimento global. Com o aumento de dois graus Celsius, haverá uma perda de biodiversidade sem precedentes, segundo estudos da ONU.
Mais lidas
-
1JUSTIÇA ELEITORAL
Vereadores diplomados em risco e possíveis sucessores no novo caso das "laranjas" em Palmeira dos Índios
-
2FUTEBOL
Guardiola diz que má fase do Manchester City não é culpa de Haaland: 'É sobre nós'
-
3IPVA 2025
Sefaz divulga calendário de pagamento do IPVA em Alagoas
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5FUTEBOL
A novidade do futebol em 2025 será o Super Mundial de Clubes