Geral

Itec desenvolve sistema para acompanhar o desempenho das escolas

22/05/2014
Itec desenvolve sistema para acompanhar o desempenho das escolas

Representantes do Itec apresentam o sistema Alagoas Mobiliza

Representantes do Itec apresentam o sistema Alagoas Mobiliza

   O sistema Alagoas Mobiliza, criado para monitorar o desempenho das escolas públicas, foi apresentado quarta-feira (21) pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) aos coordenadores pedagógicos da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE). Com o sistema, será possível diagnosticar os avanços das escolas e estabelecer novas metas.
“O sistema Alagoas Mobiliza nasce de uma demanda que é a de orientação do trabalho pedagógico da escola. Em 2013 trabalhamos através de um blog, onde pudemos diagnosticar, estabelecer metas e orientar o professor e coordenador para trabalhar em cima dessa meta, nas disciplinas de matemática e português”, explica o técnico pedagógico da superintendência de Políticas Educacionais da SEE e coordenador do Mobiliza, Ricardo Lisboa Martins.
Através do Mobiliza os professores poderão cadastrar o planejamento das aulas, enquanto os coordenadores poderão fazer sugestões nesses planejamentos e avaliar a execução das sequências didáticas, o planejamento, a frequência do docente e dos estudantes, entre outros.
“Esse sistema representa uma expectativa que todo professor tinha para a sua prática na sala de aula. Com a sistematização vai ser possível integrar todo o sistema educacional sem distorção de conteúdos. Era um sonho nosso o de uniformizar os conteúdos nas escolas da capital e do interior”, comenta o coordenador da 11ª, Paulo Roberto.
Com cinco tipos de perfis, o Mobiliza será utilizado pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, pelos técnicos da Coordenadoria Regional de Ensino, pela Secretaria Municipal de Educação, pelos coordenadores pedagógicos das escolas e pelos professores. Segundo os principais desenvolvedores do Mobiliza, os analistas de sistemas do Itec, Willian Bruno Alves e Diogo Buique, cada perfil terá acesso a funções diferentes dentro do sistema.
A sistemática de implantação do sistema ainda será definida pela superintendência de Políticas Educacionais.