Geral
Educação oferta mais de 7 mil vagas em cursos profissionalizantes
Sete mil cento e dez vagas em cursos profissionalizantes serão ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A aula inaugural do programa ocorreu nesta segunda-feira (19) no Centro de Convenções com a presença da secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, educadores e 1.300 estudantes inscritos no Pronatec.
As vagas oferecidas pela SEE abrangem 31 escolas e dois centros profissionalizantes, contemplando alunos de Maceió, Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, Coruripe, Teotônio Vilela, Campo Alegre, Barra de São Miguel, Junqueiro, Boca da Mata, Anadia, Barra de Santo Antônio, Paripueira, Viçosa, Maragogi, Porto de Pedras, Campestre, Japaratinga, Jacuípe, Matriz do Camaragibe, Passo do Camaragibe, Jundiá, São Luís do Quitunde e Porto Calvo.
A oferta do Pronatec da SEE abrange tanto cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC ) – que possuem carga horária de 160 a 400 horas – e os técnicos, que totalizam de 800 a 1.200 horas. Dentre os principais cursos FIC oferecidos pela SEE estão Bombeiro Civil, Inglês Básico, Espanhol Básico, Cabeleireiro e Operador de Supermercado. Os cursos técnicos contemplam áreas diversificadas: Enfermagem, Hotelaria, Açúcar e Álcool, Segurança do Trabalho, Hospedagem e Eventos.
Em todo o país, o Ministério da Educação (MEC) vai ofertar três milhões de vagas para o Pronatec em 2014.
O Pronatec foi lançado em 2011 pelo Governo Federal com o propósito de expandir, democratizar e interiorizar a oferta de educação profissional e tecnológica em todo o Brasil. A SEE fez a adesão ao programa naquele mesmo ano e, desde então, 30 mil jovens já foram certificados em Alagoas.
A secretária de Estado da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, lembra que a SEE, desde 2013, passou também a ser ofertante de cursos profissionalizantes e não apenas demandante para instituições parceiras. No período de um ano, a oferta de vagas da SEE registrou um aumento de mais de 100%, passando de 2.924 vagas em 2013 para 7.110 vagas em 2014.
“Além disso, expandimos também o número de municípios atendidos, que passou de seis para 24. O Litoral Norte, que até então nunca havia tido cursos como estes, foi contemplado com 1.200 vagas em 11 municípios, o que é um marco. O Cepa também vai oferecer Pronatec pela primeira vez aos seus alunos. Nossa meta é, nos próximos anos, ampliar ainda mais esta oferta e atender nossos estudantes com cursos profissionalizantes de qualidade”, frisou a secretária.
A coordenadora geral do Pronatec, Tânia Almeida, repassou informes aos estudantes acerca de como o programa funciona e anunciou datas da formatura dos alunos inscritos em 2013. “No mês janeiro, foram certificados 350 alunos e, possivelmente, em julho outros 1.990 jovens matriculados em cursos FIC receberão seus certificados. Já aqueles que optaram pelos cursos técnicos, que possuem, em média dois anos de duração, deverão se formar no primeiro trimestre de 2015”, informou.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
4ACIDENTE
Condutor desvia de animal e colide com mureta na AL-115 em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista