Geral
Agreste alagoano é beneficiado com estação de captação de água
O Agreste de Alagoas foi contemplado, nesta quinta-feira (15), com o primeiro recebimento de água do rio São Francisco na estação de captação da nova adutora do Agreste. A ação é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP), formada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e pela empresa CAB Águas do Agreste.
Durante a inauguração, o presidente da Casal, Álvaro Menezes, destacou o benefício da estação de captação para população arapiraquense e de toda a região. “Em de um ano, graças à PPP, a obra foi realizada com sucesso e vai beneficiar quase 400 mil pessoas que sofriam com a falta de água na região”, afirmou Menezes.
A Casal está investindo R$ 143 milhões na recuperação das adutoras existentes e na implantação do novo sistema, a produção de água do sistema coletivo do Agreste passará dos atuais 1.500m³/h para 3.000m³/h.
Novo sistema
A estação de captação faz parte do novo sistema adutor do Agreste, o qual deverá entrar em operação no próximo mês, reforçando o abastecimento de água de Arapiraca e de outros nove municípios da região.
O novo sistema também é composto por uma adutora de 57 quilômetros de extensão, que está praticamente concluída. O “booster”, o reservatório, a estação de tratamento de água (ETA) e a adutora de interligação entre a ETA e a rede de distribuição de água de Arapiraca estão com 90% de suas obras prontas.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral