Geral
Sesau realiza etapa macrorregional da Conferência de Saúde do Trabalhador de AL
A etapa macrorregional I, da 3ª Conferência Estadual em Saúde do Trabalhador (CESTT), foi iniciada nesta quarta-feira (14), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. O evento, que possui o objetivo de discutir os desafios na área e preparar os representantes estaduais para a Conferência Nacional, prossegue nesta quinta-feira (15).
A conferência está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde (CES). Presente a abertura do evento, o chefe de Gabinete da Sesau, Antônio de Pádua, destacou a importância do evento, lembrando que a conferência representa um momento para que gestores, técnicos e trabalhadores da saúde possam discutir as soluções dos problemas enfrentados no dia a dia.
“O trabalhador enfrenta diariamente uma rotina pesada, que vai desde a falta de estrutura adequada nas cidades brasileiras, até a baixa remuneração média. Esses fatores refletem diretamente no seu estado físico e, por isso, temos que discutir soluções concretas”, sugeriu Antônio de Pádua, que representou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas.
O gestor ressaltou, ainda, que este é um evento histórico, destacando que a última conferência para a discussão da saúde do trabalhador aconteceu há nove anos. Antônio de Pádua declarou que este momento deve ser aproveitado por todos, com discussões técnicas capazes de traçar o quadro da saúde dos trabalhadores, tanto no campo quanto nas cidades.
Para a diretora estadual de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o evento representa uma preparação para a Conferência Nacional, que será realizada de 10 a 13 de novembro, em Brasília. “Durante as etapas macrorregionais e a 3ª CESTT, teremos grandes oportunidades para discussão de temas relevantes, analisando as prioridades do documento orientador e elaborando propostas para a implementação da Política Nacional e Estadual da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora”, destacou.
Gardênia lembrou, ainda, que a etapa macrorregional II, será realizada nos dias 21 e 22 de maio, em Arapiraca. No período de 09 a 11 de junho será realizada a 3ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador. No primeiro dia do evento os conferencistas assistiram a apresentação do grupo de dança Gangaço da Paz, de Marechal.
O coordenador do grupo, Davi Torres, agradeceu a oportunidade, destacando que a apresentação evidenciou a fé, o trabalho, a música e a busca pela paz. A abertura também contou com a participação do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Benedito Alexandre, além de gestores ligados a área.
Mais lidas
-
1LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
2DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
3PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
4SAÚDE
Lady Gaga em Copacabana: Artista usa Yoga para tratar condição que fez cancelar show no Brasil em 2017
-
5SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral