Geral

Arquivo Público de Alagoas é fonte rica de informação, atesta professor universitário

13/05/2014
Arquivo Público de Alagoas é fonte rica de informação, atesta professor universitário
O professor universitário pernambucano, Roberto Silva, disse que fez as pesquisas de mestrado e doutorado no Arquivo Público de Pernambuco, mas se surpreendeu com o de Alagoas

O professor universitário pernambucano, Roberto Silva, disse que fez as pesquisas de mestrado e doutorado no Arquivo Público de Pernambuco, mas se surpreendeu com o de Alagoas

O pesquisador que procura as instalações do Arquivo Público de Alagoas (APA) encontra desde seções de biblioteca especializada em historiografia alagoana e arquivologia, fototeca e hemeroteca com jornais raros, até documentário de textos manuscritos, datilografados e/ou impressos principalmente de origem administrativa no Poder Executivo Estadual e demais documentos de valor literário, histórico ou geográfico no tocante à memória de Alagoas.
São possibilidades inesgotáveis que fazem parte ativamente da vida de estudantes, professores e pesquisadores. Para o professor universitário pernambucano, Roberto Silva, que já visita o APA de Alagoas desde 2006, mesmo com o advento da internet, o acervo disponível no Estado se destaca pela qualidade e volume, tornando-se um dos melhores quando comparados ao de outros Estados.
“Fiz minhas pesquisas de mestrado e doutorado no Arquivo Público de Pernambuco e confesso que me surpreendi com o de Alagoas. Atualmente, estou com uma pesquisa voltada para análise da morfologia do Centro da cidade de Arapiraca, no período da estação ferroviária, e venho visitando com frequência o APA. O acervo é excelente, assim como o atendimento. Fiz um cadastro e quando cheguei para dar início à pesquisa documental já encontrei um material separado, o que me ajudou muito e deu uma certa agilidade ao meu trabalho. Fiquei muito satisfeito”, disse o professor.
“A internet é considerada, atualmente, um dos meios mais utilizados para pesquisa, porém considero que as visitas aos arquivos públicos e as bibliotecas são inevitáveis na busca pela informação”, acrescentou. Segundo dados do APA, cerca de 25 pessoas visitam o Arquivo semanalmente em busca de informações. Um número considerado crescente para o diretor, Marcos Vasconcelos Filho. “Em virtude do processo de estruturação e legitimação, têm visitado a instituição – para o contentamento de todos os que ajudam a construir o nosso APA – um número ascendente de pesquisadores, professores universitários e estudantes de graduação e pós-graduação (mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) de Alagoas e até de outros estados. Tudo isso nos estimula permanentemente”

Visitação

O Arquivo Público do Estado de Alagoas (APA) fica aberto ao público de segunda à sexta, das 8 às 14h. Para ter acesso aos documentos, é necessário fazer um cadastro; cujo material solicitado será liberado para consulta em até cinco dias úteis. Mais informações pelos telefones 3315-7879/2181.

Sobre o APA

O Arquivo Público de Alagoas integra a estrutura da Secretaria de Estado do Gabinete Civil desde 2007, que divide com a diretoria da instituição a responsabilidade pela otimização de ações e processos pertinentes e essenciais ao resgate e à manutenção da importância desse órgão, depositário de acervo valioso para a cultura, história e educação da sociedade alagoana.