Geral

Conselho de Igualdade Racial aprova regimento interno

13/05/2014
Conselho de Igualdade Racial aprova regimento interno
Conselho de Igualdade Racial combate o racismo

Conselho de Igualdade Racial combate o racismo

No dia em que é comemorado a Abolição da Escravatura, 13 de maio, os membros do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir) aprovaram o regimento interno do colegiado, em reunião realizada na Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) e conduzida pela presidente do colegiado, jornalista Valice Gomes.
O conselho é composto por 26 membros titulares e respectivos suplentes, comprometidos com o combate ao racismo e a defesa da promoção da igualdade racial.
O regimento aprovado nesta terça-feira (13) diz que o Conepir é o órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, criado pela Lei no 7.429, de 29 de Novembro de 2013. Ainda segundo o regimento, o Conselho “tem por finalidade propor em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial, com ênfase na população negra, nas comunidades quilombolas, nas comunidades indígenas, nas religiões de matriz africanas e outros segmentos étnicos da população alagoana, com o objetivo de combater o racismo, o preconceito e a discriminação racial e de reduzir as desigualdades raciais, inclusive no aspecto econômico e financeiro, social, político e cultural, ampliando o processo de controle social sobre as referidas políticas”.
A presidente Valdice destacou a importância do Conepir para o enfrentamento dos desafios das políticas públicas da igualdade racial. Ela lembrou da data 13 de maio e ressaltou a importância dos sete anos de existência da coluna Axé, que circula todas as terças no Jornal Tribuna de Alagoas. “É um instrumento de comunicação para a promoção da igualdade racial”, assinalou. A próxima reunião do conselho está marcada para o dia 10 de junho.