Geral
Seleção de Gana conhecerá potencial turístico da Serra da Barriga
A delegação da Seleção de Gana – envolvendo jogadores, comissão técnica, convidados e patrocinadores -, conhecerá o potencial turístico do Estado, com viés para a cultura afrodescendente. O objetivo é potencializar o turismo étnico na região dos Quilombos, na Serra da Barriga, cidade de União dos Palmares, berço do herói Zumbi.
A delegação composta por 60 pessoas chegará no início de junho.
Em função disso, a secretaria de Estado do Turismo (Setur) recebeu, esta semana, gestores públicos de União dos Palmares e representantes da Fundação Cultural Palmares. O objetivo da reunião foi alinhar as ações entre os poderes – municipal, estadual e federal – e definir estratégias para montar uma agenda social durante a estadia da seleção de Gana em Alagoas.
A vinda de Gana para treinar em Alagoas é uma conquista fruto de um trabalho iniciado há quatro anos pelo Comcopa (Comitê Gestor do Projeto Alagoas Centro de Treinamento de Seleções da Copa do Mundo 2014).
“Vamos nos empenhar para desenvolver ações que explorem o máximo o potencial turístico da Serra da Barriga, em União dos Palmares”, destaca o superintendente de Investimentos da Setur e integrante do Comcopa, Marcos Pradines.
O interlocutor da Fifa em Alagoas afirma que ainda não conhece a programação da comitiva. “De acordo com a agenda da delegação montaremos uma agenda social dando opções de lazer privilegiando o destino”, completa.
Para a secretária Municipal de Turismo de União dos Palmares, Jacineide Maia, a passagem da seleção pelo Estado será um divisor de águas turisticamente.
“É uma oportunidade de o mundo saber que, em Alagoas, existe o maior ícone da resistência negra das Américas”, destaca. A secretária garante que União dos Palmares estará presente na recepção à comitiva entregando um kit da região com itens de artesanato popular, camisa e folheteria em inglês que conte a história de Zumbi, do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga. “Queremos que os ganeses conheçam a importância da cultura negra para o Brasil”, enfatiza dizendo que se esforçarão para levar integrantes da delegação para a Serra onde farão apresentações artísticas de mostra da cultura palmarina.
A Representante, no Nordeste da Fundação Cultural Palmares, Maria José da Silva, diz que vai aproveitar o acontecimento para divulgar o destino. “Vamos usar este momento para dar visibilidade da Serra da Barriga ao mundo, além de enfatizar a geração de emprego e renda”, finaliza.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3LITORAL NORTE
Incêndio de grande proporção atinge Vila Porto de Pedras em São Miguel dos Milagres
-
4SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais