Geral
Hospital Geral orienta profissionais sobre modelo de gestão de pacientes
Uma forma de controle diário para monitorar o tempo de permanência dos pacientes da emergência vem sendo utilizada no Hospital Geral do Estado (HGE) após a implantação do SOS Emergência, o modelo é baseado no sistema Kanban, originário da metodologia Qualidade Total. Para efetivar as ações, os profissionais da unidade hospitalar vêm sendo orientados durante este mês.
Segundo a enfermeira, Janine Melo, responsável pelo Serviço de Educação Permanente da instituição, a iniciativa visa à melhoria do fluxo dos leitos, uma das metas do SOS Emergências, implementada pelo Ministério da Saúde na unidade.
“O Sistema é uma ferramenta de monitorização para o controle do tempo de permanência dos pacientes, usuários do SUS. O Kanban proporciona melhorias na qualidade dos serviços, proporcionando a redução do tempo de permanência hospitalar e maior satisfação dos pacientes e equipes de saúde”, explicou.
Segundo ela, o sistema tem por objetivo implantar uma sinalização de acordo com o tempo de permanência, contribuindo assim com a desospitalização dos pacientes e melhorando a qualidade dos serviços. “Funciona através de uma indicação visual que demonstra o tempo máximo de permanência do paciente no setor. Verde, tempo de internação de 0h a 60h; Amarelo, tempo de internação de 60h a 120h; e Vermelho, tempo de internação após 120h”, completou.
Placas fixadas indicam se a permanência do doente está dentro do tempo considerado ideal, no tempo aceitável ou acima do prazo. Com isso, espera-se evitar internações mais longas que o necessário, corrigindo falhas que prolongam a permanência e liberando leitos para outras pessoas.
A adaptação do método Kanban para a gestão dos leitos do HGE foi desenvolvida pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH) da unidade. Instituído pelo SOS Emergências, o NAQH é formado por profissionais do próprio hospital e por apoiadores técnicos do Ministério da Saúde. Sua atribuição é diagnosticar os principais problemas da emergência e traçar medidas para solucioná-las, melhorando o atendimento à população.
A enfermeira relatou que, as orientações estão sendo realizadas em forma de roda de conversa e são destinadas a todos os servidores da área verde. Posteriormente, serão expandidas para as áreas Vermelha, Amarela e Azul. Na área verde, a habilitação acontece até o dia 21 de maio.
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