Geral

Sistema da Junta Comercial de AL é adotado por estados do Sul

08/05/2014
Sistema da Junta Comercial de AL é adotado por estados do Sul

Juceal Web é projeto pioneiro desenvolvido em Alagoas

Juceal Web é projeto pioneiro desenvolvido em Alagoas

   A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) cederá a estados da Região Sul ferramentas que fazem parte do sistema de programação ‘Juceal Web’, projeto pioneiro e totalmente desenvolvido no Estado.
O convênio foi assinado durante as atividades do II Encontro Nacional das Juntas Comerciais (Enaj) nesta quarta-feira (7), durante solenidade ocorrida no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Maceió.
Na abertura do evento, a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana, o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), José Lages Júnior, e o presidente da Associação Nacional dos Presidentes de Juntas Comerciais (Anprej), Ardisson Naim, celebraram um convênio tecnológico com as juntas comerciais dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
O presidente da Juceal, José Lages Junior, explicou que, através do convênio, a Juceal cederá a esses estados as ferramentas que fazem parte do sistema de programação Juceal Web, desenvolvido pelo órgão alagoano, como a certidão web e a Cancela Digital.
“Precisamos sempre evoluir com nosso trabalho de registradores. Para isso, é necessário investir em metodologias e tecnologias que permitam velocidade e transparência no fornecimento das informações. Sem esse registro criterioso feito pelas juntas, não conseguiremos atender a todos os compromissos firmados com o empresariado e a sociedade”, destacou.
Ainda durante a abertura do evento, a secretária Poliana Santana desejou boas-vindas aos presentes e destacou os avanços obtidos pela atual gestão do governo na atração de novos negócios para o Estado.
“Nos últimos sete anos, mais dezenas de empreendimentos de grande porte vieram para Alagoas. Além disso, o número de micro e pequenas empresas saltou de 8 mil para mais de 80 mil, o que evidencia como a atual gestão facilitou a instalação de empresas no Estado e como Alagoas vem ganhando credibilidade junto ao mercado. E a parceria com a Juceal tem sido fundamental nesse processo”, finalizou.

    Novo site

Ainda durante o evento, a Juceal apresentou o novo portal da instituição para representantes dos órgãos de registro do País e autoridades do governo municipal, estadual e federal. O objetivo é promover aos contribuintes de qualquer geração maior acessibilidade e simplificação da ferramenta, através de um design mais limpo e moderno.
A nova formatação permitirá, por exemplo, o redirecionamento do site para o Portal Facilita Alagoas, por meio de link disponível na tela inicial, e a visualização de notícias de forma mais interativa, com a possibilidade de inserção de imagens e compartilhamento direto em redes sociais. Além disso, também facilitará o acesso a consultas de processo, autenticidade de chancela, modelos de contratos, tabela de preços e outras funcionalidades específicas que atendem às demandas da instituição.
O novo site pode ser acessado no endereço eletrônico: www.juceal.al.gov.br/novo_portal.

Processo eletrônico – Encerrando a cerimônia, o presidente José Lages Junior entregou ao diretor do Departamento de Registro Empresarial e Integração (Drei), Vinicius Boudouin Mazza, o projeto para aprovação do contrato eletrônico dos processos de abertura de empresa realizados no Estado.
“Alagoas tem uma Junta Comercial inovadora. Abrir uma empresa por meio de sistema online facilitará a vida dos empreendedores, pois não precisarão mais se deslocar até o órgão. Essa iniciativa é um grande exemplo para todos os registradores e, certamente, será seguido por todas as juntas do País”, declarou Mazza.