Geral
Educação lança projeto para orientar estudantes sobre os males das drogas
O projeto Escola e Drogas não Combinam será iniciado nesta quinta-feira, às 14h, na unidade estadual de ensino Maria José Loureiro, localizada no Cepa, na Avenida Fernandes Lima, Farol. O projeto será levado também às demais escolas do Estado e conta com a parceria do Fórum de Combate às Drogas, dos Anjos da Paz e da Força Nacional. Durante a ação, serão proferidas palestras sobre prevenção às drogas.
A meta é reunir cerca de mil alunos, com idade entre dez e 16 anos, para mostrar os malefícios causados pelo uso de drogas bem como atrair os jovens para uma discussão sobre o problema com a família e a comunidade escolar.
De acordo com a coordenadora do Fórum de Combate às Drogas, Noélia Lessa, a ideia é criar um ambiente de discussão e aprendizado onde o aluno se sinta partícipe desse processo e compartilhe suas experiências. “A palestra tem um foco educativo mas busca deixar o aluno à vontade para dar opinião, contar alguma experiência com a droga e dessa forma vamos interagindo com eles”, disse Noélia, acrescentando que a participação da família é fundamental.
Segundo Noélia Lessa, a experiência deu certo em outros Estados. Em São Paulo, a discussão sobre drogas reduziu em 40% o índice do uso de bebida alcoólica entre alunos de escolas participantes do processo. Em Alagoas, a Educação firmou parceria com o Fórum para realizar um trabalho permanente de educação e prevenção nas unidades da rede estadual.
“Os jovens precisam ter informação para não serem assediados pelas drogas; é importante inserir esses debates e palestras das unidades da rede estadual e combater o uso de drogas entre os jovens”, reforçou a secretária da pasta, Josicleide Moura.
A diretora da Escola Estadual Maria José Loureiro, Juliane Ferreira, acredita no resultado e disse o projeto será muito bem-vindo. “São jovens que precisam saber de fato o que a droga causa e dizer não. Independente de classe social, a droga é um mal que atinge a toda sociedade. Nossa escola será pioneira e temos certeza que teremos um belo resultado”, afirmou a professora.
Mais lidas
-
1DEMARCAÇÃO EM DEBATE
Homologação de terras indígenas em Palmeira dos Índios é pauta de reunião entre Adeilson Bezerra e pequenos agricultores
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Mesmo com nova gestora, a prefeita Luiza, 19 dos 24 secretários devem permanecer na prefeitura; veja a lista
-
3SUCESSÃO
Disputa na OEA: Caribe se organiza e Paraguai busca apoio de Lula e Trump para novo secretário-geral
-
4NATAL SEM FOME
Famílias ocupam supermercado para denunciar altos lucros com os alimentos
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa recém-diplomada herdará máquina pública inchada e desafios fiscais