Geral

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para dia de fortes chuvas

02/05/2014
Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança para dia de fortes chuvas

   corpodebomb O Corpo de Bombeiros (CBM-AL) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) informam que as chuvas que atingem Alagoas nesta sexta-feira (2) terão volumes mais significativos nas regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste. Nas outras regiões a chuva permanecerá leve.
A orientação dos Bombeiros é de que a população evite sair de casa se não houver grande necessidade. Caso seja inevitável deixar a residência, é importante estar atento a algumas dicas, como circular de carro com os faróis acesos; evitar passar por lugares alagados; não deixar crianças brincando na enxurrada ou nas águas de córregos, pois elas podem ser levadas pela correnteza ou contrair graves doenças, como hepatite e leptospirose.
Já os moradores das regiões de risco – morros e encostas – devem procurar por locais seguros para se abrigar. Em caso de emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Nível dos rios – De acordo com a diretoria de Meteorologia da Semarh, o Rio Manguaba, em Porto Calvo, atingiu elevação de 3,46m nesta madrugada e a tendência é de aumento durante o dia com as chuvas. Outros rios da Região Norte (rios Manguaba, Santo Antônio e Camaragibe) estão sendo monitorados por conta do risco de elevação. Nas demais regiões do estado, o nível dos rios estão dentro da normalidade.

Cuidados e precauções para períodos de chuva:

Em casa:

» Se possível, ponha a salvo seus bens, mas lembre-se que algumas inundações se apresentam repentinamente. Nesses casos, o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro (partes mais altas da cidade);

» Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe móveis e eletrodomésticos fora do alcance da água. Desligue equipamentos elétricos e eletrônicos, e feche os registros do gás e da água;

» Acompanhe o noticiário local pelo rádio e fique atento às mensagens de esclarecimento ou alarmes;

» E o mais importante: mantenha a calma para que possa tomar as providências necessárias. O pânico só piora a sua situação e de quem está à sua volta.

Nas ruas:

» Evite, ao máximo, estar em áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;

» Ao encontrar-se em ruas alagadas, procure se proteger o máximo possível para evitar o contato com a água. Use calçados ou improvise com sacos plásticos uma proteção para as pernas;

» Evite cruzar pontes onde o nível do rio subiu;

» Não se abrigue embaixo de árvores e se mantenha distante de postes;

» Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;

Dentro dos carros:

» Aos primeiros sinais de alagamento procure áreas elevadas para estacionar e aguarde o nível da água baixar;

» Ande devagar, aumente a distância do veículo da frente e não feche os cruzamentos;

» Sintonize seu rádio no noticiário local e procure informações sobre as áreas alagadas;

» Evite áreas alagadas. As poças podem esconder crateras. Se for inevitável, ao atravessá-las, mantenha aceleração contínua em primeira marcha, pois em hipótese alguma a água pode entrar pelo cano de descarga do carro.