Geral

Implantação do IntegraBrasil em Alagoas é iniciada com workshop

29/04/2014
Implantação do IntegraBrasil em Alagoas é iniciada com workshop
programa

Fábio Martins fez explanação sobre o IntegraBrasil

    O workshop para implantação do Sistema IntegraBrasil em Alagoas, iniciado nesta segunda-feira (28), no auditório do andar L do Norcon Empresarial, contou com a participação do juiz auxiliar, Domingos Neto, que representou a Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, do diretor da Anoreg – Asssociação dos Notários e Registradores do Brasil, Ary José de Lima, que representou o presidente da entidade, Rogério Bacellar, além do gestor do sistema, Fábio Martins.
Durante o workshop, servidores de unidades judiciárias da capital puderam conhecer as peculiaridades do IntegraBrasil, que além da comunicação eletrônica e multifuncional entre todos os cartórios notariais e registrais, em uma plataforma de propriedade da Anoreg, vai possibilitar a criação de um RH das Serventias Extrajudiciais, contendo informações sobre o titular e servidores da unidade, bem como criar a Central de sinal público e a Central de testamento, segundo Ary José de Lima.
“Tudo será feito de forma eletrônica. Ao invés de entregar um despacho, o servidor vai enviar pelo sistema. O Extrajudicial tem sido cobrado por não disponibilizar informações na internet e o IntegraBrasil vai mudar essa situação, resolvendo também, o problema de falsificação de documentos”, pontuou o diretor da Anoreg.
Domingos Neto lembrou que graças à virtualização, será possível utilizar o sistema em todo estado. “É importante termos noção da relevância do IntegraBrasil para a celeridade dos trabalhos. Quem está dia-a-dia nas varas, expedindo ofícios e mandando para os cartórios de notas ou registro de imóveis vai ter acesso ao potencial dessa ferramenta”, afirmou o magistrado.
Em sua explanação, Fábio Martins destacou que foi criada uma grande rede de comunicação segura entre o cidadão, o Poder Judiciário e os cartórios. “Com o IntegraBrasil é possível movimentar documentos eletrônicos, todos os ofícios e notificações de forma mais dinâmica. Quando o documento é postado no sistema, recebe um número eletrônico, que pode ser anexado aos processos. A Corregedoria vai poder fazer correição on-line, acompanhar se os informes estão em dia, inspecionar o cartório como se estivesse ao lado do tabelião, e ainda, visualizar relatórios com dados contidos nos registros públicos extrajudiciais, evitando o deslocamento até a serventia. Será criado um balcão na internet, num canal seguro, permitindo acesso aos serviços em qualquer cartório”, explicou.
Para dar suporte durante à implantação do sistema, a equipe do IntegraBrasil ficará no estado por 30 dias. Nesta terça-feira (29), a partir das 8h, o workshop será voltado para os Cartórios Extrajudiciais. No dia 05 de maio será feita a liberação do treinamento online. Haverá o cadastro dos Cartórios Extrajudiciais da Capital e de seus funcionários, como parte do processo de implantação do IntegraBrasil.

Alagoas como referência

Apesar do IntegraBrasil ter sido implantado em Sergipe em 2012, Ary José de Lima afirmou que Alagoas será uma referência para os outros seis estados que pretendem utilizar o sistema, como Mato Grosso do Sul e Pernambuco. De acordo com o diretor da Anoreg, será seguido o mesmo procedimento, com cronograma de capacitação e cadastro das serventias.
“O Provimento nº 05/2014, publicado pela Corregedoria de Alagoas será uma referência para outros estados. O IntegraBrasil começou a ser implantado graças ao entusiasmo de colegas do extrajudicial em Sergipe, que entraram em contato com o corregedor da época. Quando fizemos a apresentação, acharam que era uma ótima ferramenta. Começamos o treinamento ouvindo colegas e servidores, como aconteceu aqui hoje. Esse período que passaremos aqui trará muito aprendizado, pois encontraremos particularidades e demandas diferentes. Tanto Sergipe quanto Alagoas são estados pequenos, mas com um Judiciário muito atuante. Haverá um intercâmbio entre todos”, disse.
Lima afirmou ainda, ter sido uma sábia decisão da Corregedoria virtualizar primeiro o procedimento em Maceió, visto que a meta é que até o fim de 2014 o IntegraBrasil esteja funcionando em 100% dos cartórios da capital. Em 2015 será estendido para o interior do estado.