Geral

Estado autoriza reforma de nove centros profissionalizantes

29/04/2014
Estado autoriza reforma de nove centros profissionalizantes

 teoassinaordemdeservico   O governador Teotonio Vilela Filho assinou, nesta segunda-feira (28) no Palácio República dos Palmares a ordem de serviço para reforma e ampliação de nove Centros Profissionalizantes, em Alagoas. A secretária de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Josicleide Moura, esteve presente no evento.
As obras tem prazo estimado em 90 a 150 dias após a assinatura da ordem de serviço. Serão investidos recursos na ordem de R$ 9 milhões do governo federal com contrapartida do Governo do Estado. Ao todo, serão beneficiadas quatro escolas em Maceió, uma em Viçosa, uma em Teotônio Vilela, uma em Palmeira dos Índios, uma em Coruripe e uma em Santana do Ipanema.
No encontro com os representantes das empresas responsáveis pela obra, o governador ressaltou a importância das reformas para o ensino profissional. “É um ensino especial porque prepara os jovens para a vida profissional. As obras devem ser feitas com responsabilidade e com zelo para que os alunos possam usufruir com satisfação”, disse Teotonio.
A secretária da pasta afirmou que a reforma é um ganho significante para o ensino técnico profissionalizante que hoje se destaca em Alagoas pela oferta de diversos cursos. Cerca de 80% dos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) são da rede estadual de ensino. “Vamos atender aos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho por meio dos cursos do Pronatec; seremos fiscais dessas obras e queremos entregar o quanto antes e oferecer uma estrutura melhor”, destacou Josicleide Moura.
Os Centros são para atender aos cursos ofertados pela Educação do (Pronatec) destinado aos alunos que cursam o ensino médio na rede estadual e tem como objetivo a profissionalização desses jovens para que possam ingressar no mercado de trabalho. Cerca de 30 mil alunos já foram formados pelo Programa desde a sua adesão em 2009. Este ano, somente pela SEE, foram ofertadas sete mil vagas para alunos.